CSSJD realiza a primeira sessão de Hemodiálise ambulatorial em paciente pediátrico

Publicado em: 08/11/2021 Atualizado em: 08/11/2021 Por: Letícia Ferreira

A luta do paciente pela vida começou ainda criança, com menos de dois anos de idade. Desde então vem recebendo os cuidados em nossa instituição

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD iniciou mais um importante capítulo dos seus 53 anos de história: a primeira sessão de hemodiálise ambulatorial pediátrica. O paciente, de 12 anos, trata de uma doença renal crônica na instituição desde 2012. 

A luta pela vida do paciente começou quando ele tinha apenas 1 anos e 8 meses, quando foi diagnosticado que seu organismo não possui uma importante enzima responsável pela quebra de cristais de cistina. Não havendo essa quebra, essas substâncias se acumulam em seu organismo levando a insuficiência renal progressiva. 

De acordo com a Nefropediatra, responsável pelo caso, Drª Jussara Fontes, os pacientes com este quadro, sempre evoluem para insuficiência renal ainda na infância. “Quando a criança chegou à nossa Unidade, apesar dos diversos problemas que interferiam em seu crescimento, e apesar de tomar diversas medicações, os rins dele ainda filtravam algumas toxinas. E graças ao apoio da equipe multidisciplinar da nossa Unidade de Nefrologia, conseguimos estender o prazo que este rim continuou funcionando até agora”, destacou a médica. 

Para iniciar a Terapia Substitutiva, o paciente recebeu também os cuidados da equipe de Cirurgia Vascular que realizaram uma fístula arteriovenosa, com o objetivo de evitar outras complicações e facilitar o acesso para a hemodiálise. “Iniciamos no último mês as sessões e já foi possível utilizar esse acesso”, comentou Drª Jussara. Ainda de acordo com a médica, ao chegar à Instituição, o paciente estava receoso, afinal, iria passar por um procedimento desconhecido, mas com o apoio dos profissionais e de sua família, o mesmo superou o medo.  

Para a mãe do paciente, este momento representa o renascimento do filho. “Sinto que Deus está dando uma nova vida para meu filho, porque desde pequeno ele passa muito mal, com diversas dores e vivia internado. Nós quase o perdemos. Por isso estou com muita expectativa neste tratamento, pois acredito que trará para ele mais qualidade de vida. Estamos com muita esperança. Essa primeira sessão de hemodiálise será seu segundo aniversário”, comentou.

A avó do paciente agradeceu aos profissionais do Complexo de Saúde pelo acolhimento e dedicação com seu neto. “Agradeço ao São João de Deus que tem nos dado todo apoio desde a primeira vez que entramos aqui. Só temos gratidão, não somente à Drª Jussara, mas também todos os médicos e os demais profissionais da instituição, pois sempre tiveram muito carinho com toda a nossa família, principalmente com nosso pequeno”, declarou.  

Tornar a Unidade de Nefrologia uma realidade para os atendimentos pediátricos é a realização de uma importante meta que coloca o São João de Deus cada vez mais em evidência como destaca a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães. “Um dia histórico como hoje representa o nosso objetivo de ser referência não somente em Minas Gerais, mas também em todo o Brasil. A partir do momento que tornamos realidade os atendimentos pediátricos da Unidade de Nefrologia, estamos mostrando para a região o nosso pioneirismo, inovação e nos colocamos à disposição para treinar e capacitar novos profissionais da área”, avaliou.

Ao ampliar o atendimento das sessões de hemodiálise ambulatorial para pacientes pediátricos por meio do SUS, de forma inédita na instituição, o Complexo de Saúde São João de Deus reafirma o seu compromisso em garantir aos seus clientes procedimentos cada vez mais eficazes e seguros, sempre com o objetivo de proporcionar um atendimento de excelência para que a instituição seja uma das mais importantes do país!