Publicado em: 13/07/2025 Por: Vítor Gabriel Rodrigues
Participação no congresso reforça a atuação de excelência do CSSJD na cardiologia e seu compromisso com a ciência, a inovação e a formação médica
Enaltecendo sua representatividade na cardiologia do Centro-Oeste de Minas, o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) marcou presença no 34º Congresso Mineiro de Cardiologia, realizado de 10 a 12 de julho, no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais, em comemoração aos 80 anos da Sociedade Mineira de Cardiologia.
O evento foi realizado em conjunto com o 30º Congresso Nacional do Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular, e teve como tema central “Onde o conhecimento e a prática clínica se encontram”, tendo como objetivo entregar valor tanto ao congressista, por meio da atualização qualificada, quanto ao paciente, por meio da excelência na assistência. Assim, reforçando a importância de traduzir evidências científicas para a prática clínica, buscando sua aplicação personalizada em cada paciente.
Durante o congresso, o Complexo se instalou com um estande institucional, que se tornou um espaço de interação com o público e de divulgação dos avanços da instituição na área da cardiologia. No local, foram destacados marcos importantes, como o pioneirismo na implementação do menor marca-passo do mundo em Minas Gerais; um feito que reafirma o protagonismo do hospital na incorporação de tecnologias de ponta e na busca contínua por excelência no cuidado cardiovascular.
O Complexo de Saúde São João de Deus também teve ampla representatividade na programação científica do congresso, com a participação de profissionais que se destacaram em diferentes atividades.
O Dr. Daniel Soares, Diretor da Regional Centro-Oeste e do Departamento de Arritmias da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC), apresentou dois trabalhos científicos: “Ablação por cateter de Fibrilação Atrial (FA) sem uso da fluoroscopia: Implementação de nova técnica em centros mineiros de eletrofisiologia” e “Estimulação do sistema de condução: resultados eletrocardiográficos, ecocardiográficos e funcionais em um país em desenvolvimento”. Durante o evento, também atuou como debatedor no Colóquio ECG – Colóquio Rubens Darwich de Eletrocardiografia e ministrou a palestra “Manejo das arritmias ventriculares em pacientes sem cardiopatia estrutural”.
Já o Dr. Raldner Borges, Diretor Científico da Regional Centro-Oeste Mineira de Cardiologia, Diretor de Comunicação da SMC e Coordenador das Residências em Cardiologia e Ecocardiografia (adulto, infantil e fetal) do CSSJD, compartilhou sua expertise na palestra “Impacto do sobrepeso/obesidade no risco cardiovascular”, abordando um tema de grande relevância para a saúde pública e para a prevenção de doenças cardíacas.
Na mesa “Caso Clínico 2 – Insuficiência Cardíaca”, o Dr. Eduardo Dias Chula, Presidente da Regional Centro-Oeste da SMC e Coordenador da equipe de Cardiologia do CSSJD, participou como debatedor, reforçando o compromisso da instituição com a disseminação do conhecimento técnico e com o fortalecimento da medicina baseada em evidências.
Representando a força da formação do Complexo, também integrou a programação científica o residente em Clínica Médica e Cardiologia do hospital, Dr. Thulio Diniz, que participou como debatedor da mesa “Caso Clínico 5 – Arritmia Cardíaca”, junto ao Dr. Daniel Soares, contribuindo para a troca de experiências sobre condutas em cenários clínicos complexos da eletrofisiologia.
Para o Diretor Presidente do fundação, André Waller, a participação no evento reforça o posicionamento estratégico da instituição no cenário da saúde cardiovascular em Minas Gerais. “Estar presente em um congresso desse porte, com tamanha relevância científica e histórica, é motivo de grande orgulho para o hospital. Nossa participação ativa, seja por meio do estande institucional, de palestras, apresentação de trabalhos ou debates clínicos, reflete não apenas a qualificação do nosso corpo técnico, mas também o compromisso diário que temos com a excelência no cuidado cardiovascular. Buscamos, continuamente, aliar conhecimento e tecnologia a uma assistência humanizada e segura, impactando positivamente a vida dos nossos pacientes. Estar lado a lado de instituições de referência e contribuir com conteúdo relevante é mais um passo no fortalecimento da cardiologia do Centro-Oeste mineiro, com a marca da responsabilidade, da inovação e da qualidade que fazem parte da nossa missão institucional”, destacou.
Com a presença expressiva e qualificada, o CSSJD reafirma seu papel de liderança na cardiologia mineira e sua dedicação constante à ciência, à educação médica e ao cuidado humanizado, pilares que sustentam sua missão de transformar a saúde com responsabilidade e excelência.