CSSJD promove treinamento para residentes

Publicado em: 09/03/2022 Atualizado em: 09/03/2022 Por: Matheus Tavares

Capacitação foi realizada por mentora de líderes da empresa Onze Treinamentos

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD realizou na manhã desta segunda-feira, 07 de março, um treinamento de iniciação para os residentes médicos, ministrado no auditório da instituição pela treinadora e mentora de líderes da empresa Onze Treinamentos, Valéria Oliveira.

A ideia inicial do evento surgiu da Pediatra Dra. Viviane Magalhães, o qual inicialmente seria voltado para residentes em pediatria. Entretanto, ao levar a proposta à Diretoria do CSSJD, foi sugerido que o convite se estendesse aos médicos dos demais programas de residência. Ao todo, participaram do evento aproximadamente 40 residentes. Para Dra. Viviane, a proposta da palestra foi atingida, cujo objetivo era acolher os residentes e destacar a importância da liderança na carreira destes profissionais. “Pretendemos formar uma equipe de líderes, que possa fazer a diferença na medicina. Que não sejam só técnicos, que sejam, antes de qualquer coisa, médicos que saibam acolher a dor dos seus pacientes”, declarou.

Ainda conforme Magalhães, a expectativa é que a partir das reflexões propostas no evento, eles consigam prestar um atendimento de qualidade aos pacientes. “Eu espero que eles saiam daqui com o sentimento de pertencimento, que entendam que a formação deles para nós é importante, porque daqui um tempo, nós seremos atendidos por eles e queremos ser bem atendidos”, completou.

Segundo a treinadora, Valéria Oliveira, o propósito da ação era abordar temas como acolhimento, empatia, respeito, além da importância do papel do médico na vida de quem precisa do atendimento. “Trabalhamos os perfis, para entenderem que as diferenças nos complementam e o respeito nos une. Que precisam atuar com respeito, acolhendo as diferenças para que possamos crescer conjuntamente”, comentou Valéria.

A Pediatra, Dra. Maria Luzia Almeida, acompanhou a palestra e avaliou o evento como uma oportunidade para reflexão e avaliação dos caminhos escolhidos até aqui, buscando potencializar os pontos positivos para oferecer uma assistência acolhedora aos pacientes da instituição. “Isso é importante para a gente entender, fazer um autoconhecimento, uma autocrítica, de como nós somos, em relação a carreira e missão aqui, entender o nosso diferencial e quais são as nossas fraquezas, para conseguir melhorar e intensificar o que temos de bom para oferecer um atendimento melhor para o paciente. Também entender a forma que o paciente é, como deve ser a abordagem de cada um para fazermos um melhor atendimento”, acrescentou.

O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza a todos os envolvidos, que trouxeram aos nossos residentes a importância de encarar o trabalho baseado em nossa missão, valores e acolhimento ao paciente.