CSSJD promove reencontro familiar após quase 30 anos

Publicado em: 07/07/2021 Atualizado em: 09/07/2021 Por: Letícia Ferreira

Paciente de 53 anos estava em situação de rua e foi vítima de um atropelamento

Quando pensamos na equipe de um hospital, logo vem à cabeça, o corpo clínico e a equipe de enfermagem. Mas, numa instituição como o Complexo de Saúde de São João de Deus, a equipe multiprofissional vai muito além, como é o caso do Serviço Social que diariamente presta apoio psicossocial para todos os pacientes que necessitam deste apoio. E a história que vamos contar hoje mais parece o roteiro de um filme. 

No dia 21 de junho deu entrada na Sala Vermelha do CSSJD um homem de 53 anos, em situação de rua, vítima de um atropelamento. Durante sua internação, o paciente passou por alguns procedimentos cirúrgicos incluindo a amputação parcial de uma de suas pernas. E ao se deparar com o caso, e priorizando as necessidades que o paciente enfrentaria a partir de agora, devido à amputação, foi que as assistentes sociais decidiram mergulhar de cabeça nessa história. 

Ao conversarem com Marcos Fernandes Ladislau, as profissionais descobriram que ele não via a família há aproximadamente 30 anos. “Durante nossa primeira conversa com o paciente, ele nos relatou que durante esse período, tentou localizar os familiares em seu antigo endereço, em Belo Horizonte. Porém, ao chegar lá, não encontrou ninguém e acabou desistindo”, comentou Graciele Francisca da Silva, Coordenadora do Serviço Social do CSSJD.

De acordo com Suely Ap. Ferreira Silva, cunhada do paciente, quando seu marido, Samuel Fernandes recebeu a ligação da equipe do Serviço Social e a informou da notícia de que seu irmão estaria em Divinópolis, ela não acreditou.  “Quando ele desligou o telefone e disse “encontramos o Marcos” eu não acreditei. Pensei logo em minha sogra. Ela vai ficar radiante! Aí na mesma hora já deixei o meu trabalho e vim correndo para o hospital”, informou Suely.

Durante todo o seu tempo de internação, apesar de não estar na companhia dos familiares,  Marcos encontrou nos profissionais do Complexo, alento e carinho. “Eu só tenho a agradecer a todos do Hospital São João de Deus.  Todos que levaram um alimento, uma palavra de conforto, um cuidado. Os enfermeiros que sempre estão lá para saber como estamos. Só tenho o que agradecer ao hospital por tudo!”, exclamou o paciente.

Para ele foi uma surpresa a vinda do irmão e da cunhada para este reencontro. “Eu estou muito feliz! Pois, minha família veio de Belo Horizonte para me buscar, jamais imaginei que eles fossem procurar. Já havia me conformado que eu iria para qualquer lugar”, disse Marcos.  

E para concluir com sucesso esta importante missão, os profissionais do São João de Deus contaram com o apoio da Polícia Civil que por meio de buscas, localizaram um dos irmãos do paciente, que muito emocionado, de imediato se dispôs a vir de Vespasiano para buscar o paciente de sua alta hospitalar e então reunir novamente a família.

Agora, com a família completa, Sr. Marcos pretende matar a saudade de todos e principalmente de sua mãe, na qual não havia mais esperanças de reencontrá-la. Enquanto isso, nós do Complexo de Saúde São João de Deus seguimos em busca de novas histórias emocionantes como esta, para que possamos continuar marcando a vida de milhares e milhares de pessoas.

Confira aqui os melhores momentos deste marcante reencontro

Confira aqui a reportagem preparada pela TV Alterosa