CSSJD promove palestra sobre DRG e destaca a importância dos leitos no atendimento hospitalar

Publicado em: 22/05/2023 Atualizado em: 22/05/2023 Por: Filipe Motta

O evento contou com a participação dos residentes da instituição

O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD realizou, nesta terça-feira, 16 de maio, uma reunião convocatória sobre a "Apresentação do DRG", ministrada pelo Médico Cardiologista e Gestor do DRG, Dr. Antônio José da Cunha Alves. A palestra, idealizada pela Gerência de Estratégia Administrativa, foi destinada aos residentes da instituição e ocorreu no Auditório do CSSJD.

O Grupo de Diagnósticos Relacionados - DRG foi criado com o objetivo de transformar o sistema de saúde brasileiro e a vida das pessoas, garantindo sustentabilidade às organizações de saúde por meio da qualidade assistencial e ganhos econômicos, controlando o desperdício, para médicos, hospitais e operadoras (SUS e Saúde Suplementar).

O CSSJD é o único na região Centro-Oeste de Minas Gerais a utilizar a metodologia e o sistema de diagnósticos relacionados do DRG. Essa implementação ocorreu em novembro de 2018. A metodologia do DRG nos ajuda a compreender melhor os níveis de valor em saúde, possibilitando um gerenciamento estratégico mais eficiente. Além disso, o DRG é uma ferramenta avançada presente na maioria dos hospitais de destaque no Brasil.

O Dr. Antônio José da Cunha Alves também ressaltou a importância do giro de leitos em nosso hospital. "Temos um corpo assistencial e um corpo clínico altamente capacitado, materiais e o lugar físico, que é o hospital, mas se não tivermos leitos, não conseguiremos oferecer o tratamento adequado às pessoas. Os leitos são essenciais para cumprir as metas do POA -  Pactuação Orçamentária Anual, assim como as metas do Valora Minas”, destaca. 

O CSSJD possui 362 leitos e, no último ano, realizou 80,59% das internações para o SUS, superando o requisito mínimo de 60% exigido para a filantropia. “É fundamental garantir a excelência no atendimento tanto para os pacientes do SUS, quanto aos pacientes da Saúde Suplementar”, destaca. 

São ações como essa que destacam a visão pioneira do CSSJD em “consolidar-se como um dos melhores Complexos de Saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos”