CSSJD promove mutirão de cirurgias e reduz fila de espera para tratamento urológico

Publicado em: 20/11/2018 Atualizado em: 21/11/2018 Por: Letícia Ferreira

Quantidade de procedimentos que eram realizados em 45 dias foram executados em quatro

Em consonância com a campanha “Novembro Azul”, mês dedicado aos cuidados da saúde masculina, o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD em parceria com a ACCCOM – Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas, realizou na última semana, entre os dias 15 e 18 de novembro, um mutirão de cirurgias urológicas que reduziu cerca de 45 dias de fila de espera. Ao todo foram realizados 30 procedimentos, dos quais 15 foram prostatectomias, que foram executadas em três salas cirúrgicas do Complexo de Saúde.  

A cada ano a equipe de urologia do Complexo planeja ações dedicadas aos cuidados da saúde do homem. No ano passado a equipe realizou um mutirão de consultas, e neste ano foi promovido o mutirão de procedimentos cirúrgicos.

O médico urologista, Dr. Denny Veloso, explica porquê a equipe de urologia optou por realizar o mutirão de cirurgias neste ano e, assim, reduzir uma fila de espera de semanas, em 4 dias. “Em 2017 havíamos realizado mais de 100 consultas no mutirão em parceria com a ACCCOM. Neste ano optamos pelo mutirão cirúrgico, tendo em vista a demanda dos pacientes sob os nossos cuidados, que tem aumentado em grande parte pela recuperação em conjunto do nosso Complexo”.

Ainda de acordo com o profissional, há casos em que o tempo para ocorrer o atendimento inicial alcança até um ano do diagnóstico. “Com o mutirão foi possível antecipar as cirurgias, trazendo benefícios para o melhor controle da enfermidade e claramente o bom resultado de anseio do paciente, para se tratar com eficiência e celeridade”, informou o profissional.

O Complexo de Saúde São João de Deus tem se reerguido como referência em saúde suplementar e em alta complexidade oncológica. Para Dr. Denny, o mutirão torna visível a grande vocação da instituição ao trazer excelência no atendimento à saúde da região Centro-Oeste de Minas. “O maior hospital da região se tornou um Complexo, mas entende a simplicidade da vida de seus pacientes sejam eles de convênio, particular ou SUS. Saúde é bem estar e nada melhor que estar junto daqueles que transmitem confiança, presteza e gosto no que fazem. Avalio o mutirão como um momento especial de entrega de toda equipe envolvida, a favor da vida e contra o câncer”.

A força tarefa somente foi possível graças à parceria entre o CSSJD e a ACCCOM,que possibilitou o atendimento também aos pacientes do SUS. Os procedimentos foram realizados e acompanhados pelos urologistas Dr. Denny Veloso, Dr. André Barragat, Dr. Domingos Junqueira e Dr. Alexandre Diniz, além do anestesista Dr. Christiano Faleiros, e contou com o apoio de profissionais do bloco cirúrgico e dos setores de enfermaria.