CSSJD promove capacitação sobre cuidados de enfermagem ao paciente no pós-operatório da Cirurgia Bariátrica

Publicado em: 12/01/2023 Atualizado em: 12/01/2023 Por: Ígor Borges

Ao todo, 32 profissionais da equipe assistencial puderam compartilhar e adquirir conhecimentos com o evento

Cuidar da saúde da população significa pensar em todas as situações provenientes em alguma operação ou atendimento. Além disso, é preciso assumir as responsabilidades necessárias com o paciente acerca de tais procedimentos, inclusive as de notificá-los acerca dos riscos e expor a situação real, com calma, clareza e convicção. 

Por isso, o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD promoveu nesta quarta-feira, 04 de janeiro, um treinamento sobre os cuidados de enfermagem ao paciente no pós-operatório da cirurgia bariátrica, afinal, a obesidade é uma doença grave neste pós-operatório, e os pacientes necessitam de um acompanhamento especializado e dedicado durante toda a sua intervenção no hospital. 

A capacitação discutiu esses aspectos, além de servir como forma de repasse de orientações sobre o funcionamento do processo operatório e de posicionamentos a serem seguidos pela equipe de enfermagem, tais como: bons cuidados, acolhimento e entendimento das necessidades do paciente. Ao todo, 32 profissionais da Equipe Assistencial foram capacitados. 

O treinamento foi ministrado pelo Cirurgião Bariátrico do CSSJD, Dr. Arilton Ferreira, que comentou também da importância da capacitação e do entendimento da equipe quanto a essas necessidades especiais. “Recentemente, apesar de não sermos credenciados, começamos a realizar cirurgias bariátricas pelo SUS. Vimos então, a importância de capacitar ainda mais, nossos colaboradores, a fim de realizar procedimentos mais seguros. O cuidado aqui é necessário, pois estamos tratando de um paciente obeso, que é considerado gravemente doente, e que por isso, necessita de uma abordagem multidisciplinar, além de um pós-operatório de excelência”, relatou. 

O Gerente Assistencial, João Francisco Avelar, destaca que no CSSJD possui uma equipe de profissionais altamente capacitados na assistência ao paciente. "Possuímos um padrão de excelência, mantido pelos constantes treinamentos ofertados pela instituição. Com isso, o hospital segue aprimorando seus atendimentos, sempre em busca do melhor para o paciente", destacou. 

O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza os profissionais envolvidos na realização desta capacitação, que destaca a importância de um trabalho responsável de nossos profissionais para que possamos continuar com nosso propósito de cuidar do maior valor: a vida humana!