CSSJD promove campanha educativa de higienização das mãos

Publicado em: 08/05/2025 Por: Vítor Gabriel Rodrigues

Colaboradores do CSSJD e Doutores Palhaços durante a iniciativa.

'‘Túnel da Prevenção’' engaja colaboradores com informação, interação e reforço ao compromisso com a segurança assistencial

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da higienização das mãos — uma das medidas mais simples, eficazes e econômicas para a prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) —, nos dias 5 e 6 de maio foi promovido, pelo Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), o “Túnel da Prevenção”, um evento para incentivar seus profissionais a adotarem essa prática.

A estrutura do túnel, formada por balões e montada no corredor dos relógios de registro de ponto, proporcionou uma abordagem dinâmica por meio de placas informativas. Em cada estação, um colaborador do Centro de Treinamento e Pesquisa orientava os participantes ao longo do percurso. Além disso, um vídeo informativo com a infectologista Dra. Rosângela Franco foi exibido nas televisões corporativas do hospital durante a campanha. O projeto também contou com a participação do grupo Doutores Palhaços da Alegria, que engajou os colaboradores durante a ação.

Na primeira placa, os participantes eram convidados a refletir sobre o impacto da transmissão cruzada de microrganismos na assistência à saúde. Na segunda, recebiam informações sobre a importância da higienização das mãos, incluindo a técnica correta e os cinco momentos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por fim, eram incentivados à ação, reforçando que esse hábito representa um compromisso individual com a segurança pessoal e dos pacientes.

Os colaboradores que concluíram o percurso foram agraciados com uma caneta de spray higienizador, um dispensador individual de álcool que estimula a adesão contínua à prática e reforça a importância da higienização.

Complementando a ação, foi realizada uma palestra sobre cuidados com infecções, denominada como ”No ritmo das inovações, o básico continua a ser o nosso norte”, ministrada pelo doutor em cuidados paliativos e professor da Universidade Federal de São João del Rei, Alexandre Ernesto. Especialista em gestão hospitalar, o palestrante destacou a importância dos avanços tecnológicos na área da saúde, sem perder de vista a força das práticas simples e fundamentais. ‘’Em meio aos avanços constantes da tecnologia e as inovações na área da saúde, é fundamental lembrar que atitudes simples continuam sendo as mais eficazes na promoção da segurança e do cuidado. A lavagem das mãos, embora básica, é um gesto poderoso que salva vidas diariamente. Esta palestra vem para reforçar que, por mais que caminhemos no ritmo das inovações, é o compromisso com o essencial que orienta nossa prática. Cuidar com excelência começa pelo reconhecimento do valor básico, e lavar as mãos é um ato de responsabilidade, de respeito ao outro e de compromisso com a vida’’, afirmou.

A Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Jaqueline de Assis, ressaltou a importância da iniciativa. “A Campanha de Higienização das Mãos é uma ação tão essencial na prevenção das infecções que a OMS mantém um perfil global sobre essa importância ao comemorar o Dia Mundial, em 05/05, unindo, assim, todas as esferas de atenção à saúde no mundo, em apoio à melhoria da técnica e da adesão — primordiais para a efetividade da ação —, resultando em salvar vidas”, explicou.

O Diretor Presidente do Complexo, André Waller, destacou a relevância da iniciativa como parte do compromisso institucional com a segurança dos pacientes e colaboradores. “O ‘Túnel da Prevenção’ é mais do que uma atividade educativa, é um lembrete de que a segurança começa em cada gesto. A higienização correta das mãos é uma atitude simples, mas com um impacto imensurável na prevenção de infecções e na promoção de um ambiente assistencial mais seguro para todos”, afirmou Waller. “Nosso compromisso com a excelência em saúde começa com atitudes simples, como a higienização correta das mãos, que salvam vidas todos os dias”, acrescentou o diretor.

O projeto de higienização demonstra o comprometimento do Complexo de Saúde São João de Deus com a segurança de seus profissionais e pacientes, reafirmando a responsabilidade e o engajamento para seguir promovendo uma experiência segura e humanizada.