CSSJD participa do 1° Encontro Mineiro dos Enfermeiros Auditores

Publicado em: 05/03/2023 Por: Ígor Borges

Evento reuniu mais de 5 mil profissionais auditores em Belo Horizonte
O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD busca a cada dia consolidar-se como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial, e busca atingir essa visão ao promover conhecimento, inovação e excelência em processos. Diante disso, neste mês de fevereiro, a instituição se fez presente no 1° Encontro Mineiro de Enfermeiros Auditores. 
 
O encontro ocorreu na sede do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais – COREN-MG, em Belo Horizonte, e reuniu mais de 5 mil profissionais, sendo mais de 200 na modalidade presencial, e o restante, de forma virtual. Durante o evento, ocorreram diversas explanações de temas relevantes, tais como:
 
Auditoria assistencial – Foco centrado no paciente;
Auditoria assistencial – Olhar do Auditor – Operadora de Saúde;
Metodologia DRG no Sistema de saúde brasileiro;
Auditoria em saúde realizada pela equipe multidisciplinar;
Apresentação da Associação Brasileira dos Enfermeiros Auditores - ABEA.
Auditoria, Núcleo de Segurança do Paciente e Grupos de Diagnósticos Relacionados - DRG, todos unidos por um mesmo propósito: o cuidado sempre é centrado ao paciente!
 
A instituição foi representada pela Gerente do Centro Cirúrgico, Bárbara Celles Ricassi, pela Enfermeira Auditora, Mariely Helena Gomes e pela Enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Karina Gomides, que adquiriram conhecimento através do evento, para posteriormente, o aplicar no CSSJD. “Com o encontro, vimos que temos muito a evoluir, principalmente em relação à prática operacional. Lá, pudemos ter uma visão ampla também de outros estados, através de palestras, como a do Breno Duarte, da IAG Saúde. Tudo isso voltou nosso olhar ao foco principal do trabalho dos auditores, que é o paciente”, destacou Karina Gomides. 
 
O Enfermeiro Auditor possui um trabalho fundamental em relação à melhoria dos processos vinculados à assistência do paciente, como comenta Bárbara Ricassi. “Nossa função hoje é fazer uma avaliação sistemática dos acontecimentos da instituição. Assim, nós avaliamos questões administrativas centradas no paciente, buscando a melhoria assistencial. Por exemplo, somos nós que auxiliamos se o material  utilizado e se sua quantidade está adequada, para que possamos garantir a segurança do paciente e a qualidade assistencial”, relatou.
 
Esse é apenas um dos diversos encontros que a instituição participa. Com isso, o Complexo de Saúde São João de Deus se capacita a fim de trabalhar em prol de seu propósito “Cuidar do maior valor: a vida humana”.