CSSJD participa de Congresso que debate inovações na área da saúde

Publicado em: 20/10/2023 Por: Luísa Henriques

Evento abordou os desafios para o enfrentamento de uma das maiores crises do setor, além do papel do médico, Inteligência Artificial e ESG

A Diretoria do Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD esteve presente, nesta quarta e quinta-feira, 18 e 19 de outubro, no Conahp – Congresso Nacional de Hospitais Privados, encontro mais relevante da saúde suplementar no país, que tem como objetivo fomentar o debate entre todos os níveis do setor em busca de soluções para as principais questões que impactam a saúde brasileira. Realizado anualmente pela Anahp - Associação Nacional de Hospitais Privados, o evento aconteceu em São Paulo.

O CSSJD foi representado pela Diretora Executiva – CEO, Elis Regina Guimarães e o Diretor Presidente, André Waller. O evento também contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, além de lideranças de hospitais, operadoras de planos de saúde, médicos, indústria, agências reguladoras, startups e empresas que atuam no ecossistema da saúde. 

Para a CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, o evento é fundamental para discutir as parcerias público-privadas, além de, neste ano, abordar os desafios para o enfrentamento de uma das maiores crises do setor, buscando soluções que visam a retomada da sustentabilidade financeira do sistema de saúde suplementar. “O Conahp é um dos maiores eventos a nível nacional sobre gestão hospitalar e o São João de Deus é uma instituição privada, com características filantrópicas, ou seja, precisamos realizar 60% dos atendimentos via SUS - Sistema Único de Saúde, e hoje, realizamos mais de 82%. Neste evento, foram evidenciados cases muito importantes de Gestão e que vêm fazendo a diferença, principalmente, naquilo que estamos procurando, que é eficiência assistencial, ou seja, o paciente como centro do cuidado”, explica. 

Elis demonstrou total entusiasmo durante todo o evento, já considerando implementar as atualizações e novos modelos de Gestão no CSSJD para uma maior eficiência na assistência prestada tanto para a Urgência, quanto para a eletiva. “É um momento ímpar! Nesta edição estiveram presentes grandes nomes como Eugênio Villaça, que é o pai do modelo em rede de saúde atual, e que iniciou em Minas Gerais, e possui grandes livros publicados, o qual sou uma fã incondicional, além de contarmos com a presença da Ministra da Saúde e do Secretário de Atenção Especializada à Saúde – SAES, Dr. Helvécio Miranda Magalhães Junior. Então é um momento muito importante e primordial para seguirmos nossa visão de nos consolidarmos como um dos melhores Complexos de Saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial”, ressalta. 

Nesta edição, o Conahp contou também com os palcos estratégicos de Inteligência Artificial, o papel do médico, VBHC - Cuidados de Saúde Baseado em Valor e ESG - Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança Corporativa. Segundo o Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, o evento é uma oportunidade única para troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo a base para a evolução do nosso complexo de saúde. “Dois consideráveis temas de discussão é a tecnologia e a inovação. Especialistas falaram sobre a importância dos hospitais se reinventarem por meio da transformação digital, algo que começamos a implementar em nossa instituição com os Prontuários Eletrônicos do Paciente totalmente digitais, além de diversas ferramentas de diagnóstico e ensino, que nos colocam em um patamar de excelência nacional. Além do rico conhecimento técnico compartilhado pelos participantes, o evento se fortalece, também, como um ponto de encontro entre as áreas, promovendo a construção de relacionamentos e buscando compreender como melhorar o cuidado ao paciente e a experiência em saúde como um todo”, declara. 

Este evento inspira o CSSJD a continuar elevando os padrões de cuidados e serviços, visando um futuro mais saudável e promissor para a comunidade atendida. A participação ativa no congresso reforça o papel do CSSJD como agente de transformação no cenário da saúde, impulsionando a disseminação do conhecimento, a promoção da inovação e a busca incessante pela excelência em processos.