Publicado em: 18/07/2025 Por: Vítor Gabriel Rodrigues
Nova normativa do Cofen impulsiona avanços na prática de enfermagem no CSSJD
Na última quarta-feira, 16 de julho, o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) promoveu um treinamento institucional voltado aos coordenadores, supervisores e enfermeiros assistenciais, com o objetivo de atualizar o Processo de Enfermagem segundo as novas normas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
A palestra aconteceu no auditório da instituição e foi ministrada pelas professoras do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei, Enf Dra Liliane de Lourdes Teixeira Silva e Enf Dra Cissa Azevedo, tendo como foco promover o aprimoramento técnico-científico dos profissionais assistenciais, disseminando a Resolução Cofen nº 736/2024, que substitui a anterior, de número 358/2009.
Em vigor desde 17 de janeiro de 2024, a nova normativa fortalece o Processo de Enfermagem, tornando-o mais claro, fundamentado e aplicável de forma universal. Com a atualização, o protocolo passa a ser estruturado em cinco etapas: Avaliação, Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Evolução, abrangendo diferentes contextos assistenciais.
De acordo com o Gerente Assistencial do Complexo, João Francisco Avelar, o treinamento reforça o compromisso da instituição com a qualificação técnica e o alinhamento às diretrizes da profissão. “O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estabelece que o Processo de Enfermagem é uma atividade privativa do enfermeiro. A proposta do treinamento visa alinhar a prática assistencial às normativas e resoluções vigentes, promovendo uma atuação ainda mais qualificada. Além disso, contribui para o fortalecimento estratégico da enfermagem dentro das instituições de saúde, resultando em uma assistência mais segura, eficiente e centrada no paciente”, frisou.
Entre os principais benefícios trazidos pela nova resolução estão a padronização dos fluxos de trabalho, o fortalecimento da autonomia profissional e a valorização do enfermeiro como responsável pelo diagnóstico e prescrição de cuidados. Além disso, a norma reforça a importância da educação continuada e promove maior integração entre a prática assistencial e o ensino, alinhando a enfermagem brasileira aos parâmetros globais de excelência e segurança na assistência.
O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, enalteceu a iniciativa como parte do compromisso institucional com a qualidade da assistência. ‘’O investimento constante na qualificação das nossas equipes é a base para consolidar a nossa instituição como referência em saúde de qualidade. Cada atualização e treinamento vão muito além do cumprimento de normas, são passos essenciais para aprimorar a autonomia profissional da enfermagem e elevar o padrão da assistência prestada. Nosso compromisso é oferecer um cuidado seguro, eficiente e profundamente humanizado, que faça a diferença na vida de cada paciente e fortaleça a confiança da comunidade em nosso trabalho’’, enfatizou.
Através dessa iniciativa, o CSSJD reforça seu papel como uma instituição comprometida com a excelência assistencial e com o fortalecimento da enfermagem enquanto profissão estratégica no cuidado em saúde. A atualização do Processo de Enfermagem, aliada à qualificação contínua dos profissionais, representa um passo essencial para promover uma assistência mais segura, resolutiva e alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais.