CSSJD integra Movimento Nacional pela Sustentabilidade dos Filantrópicos

Publicado em: 23/05/2022 Atualizado em: 23/05/2022 Por: Matheus Tavares

Ação teve o objetivo de chamar a atenção da população e de autoridades sobre o descaso do Poder Público para custeio das instituições filantrópicas

O Complexo de Saúde São João de Deus realizou na manhã desta segunda-feira, dia 23 de maio, uma ação de apoio ao Movimento Nacional pela Sustentabilidade dos Filantrópicos, convocada pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS. Além do CSSJD, diversos outros hospitais, no mesmo horário, também realizaram atos de apoio ao movimento no estado de Minas Gerais.

O objetivo da ação foi chamar a atenção da população, imprensa e autoridades sobre a situação crônica de descaso do Poder Público quanto ao custeio dos Hospitais e os reflexos econômicos da pandemia, que resultaram na maior crise destas instituições com graves consequências para o Sistema Único de Saúde – SUS. Diante desta grave situação, o setor exige providências para que o atendimento ao SUS continue contando com os leitos das Entidades Filantrópicas.

No Complexo de Saúde São João de Deus, foi realizado um ato simbólico, reunindo colaboradores no estacionamento do CSSJD, exibindo cartazes com dados sobre a instituição e balões pretos, em referência a crítica situação financeira das instituições filantrópicas. 

A ação teve a presença do Diretor Administrativo Jurídico, André Waller e da Diretora Presidente, Elis Regina Guimarães, que destacou a importância da discussão e andamento acerca do Piso Nacional da Enfermagem. No entanto, alertou para a necessidade de uma remuneração justa pelo serviço prestado pelo SUS nas instituições filantrópicas, para que Hospitais e Santas Casas consigam honrar seus compromissos e manter os leitos abertos. “O que nós estamos falando aqui é que o Ministério da Saúde precisa rever as tabelas do SUS, para que as instituições filantrópicas permaneçam com os seus leitos abertos para atendimentos ao SUS, cujo custeio é tripartide, ou seja, feito pela União Federal, Estados e Municípios ", explicou.

Vale destacar que a ação realizada não foi apenas em prol do Complexo de Saúde São João de Deus, mas de todos os hospitais que fazem parte da rede filantrópica, e teve o como objetivo unir todos para salvar as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais e do Brasil.

TODOS JUNTOS PELA SAÚDE! UNIDOS PARA SALVAR AS SANTAS CASAS E HOSPITAIS FILANTRÓPICOS!