CSSJD inova com tecnologia de ponta, sendo a primeira unidade a atender ao SUS em MG a utilizar Scanner Intraoral e Impressora 3D para tratamentos odontológicos

Publicado em: 29/01/2025 Atualizado em: 29/01/2025 Por: Leticia Layla

Esses equipamentos permitem copiar estruturas da face, possibilitando a montagem virtual do rosto do paciente no computador.

O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD está revolucionando o atendimento odontológico, tornando-se a primeira unidade a atender ao SUS em Minas Gerais a utilizar o Scanner Intraoral e uma Impressora 3D em seus tratamentos odontológicos. Os equipamentos, avaliados em mais de 30 mil reais, serão utilizados pelo Centro de Assistência e Reabilitação às Deformidades Craniofaciais - Refaces, que é o único centro a oferecer assistência completa na região e é referência em Alta Complexidade para quatro regiões: Oeste, Leste, Vale do Aço e Leste do Sul.

 

O aparelho de Scanner Intraoral Shining 3D foi doado pela CPMH Digital, uma empresa de tecnologia e inovação voltada para a área da saúde, e o equipamento de Impressão 3D Halot-Mage, foi concedido pelos Bucomaxilos Dr. Thiago Rodrigues de Aguiar (também coordenador do projeto Refaces),  Dr. Pedro Paulo Dias Brandão e Dr. Paulo Ricardo Couto Paz . Essa colaboração possibilitou o desenvolvimento de um estudo clínico in vivo com a equipe de cirurgia bucomaxilofacial, utilizando materiais para próteses customizadas da ATM (articulação temporomandibular). Por meio desse estudo, foi possível comprovar a eficácia do material e oferecer um tratamento inovador aos pacientes do SUS, considerando que esse tipo de solução não faz parte do rol de ofertas do sistema público de saúde.

Esses equipamentos permitem copiar estruturas da face, possibilitando a montagem virtual do rosto do paciente no computador. Assim, é possível realizar simulações cirúrgicas virtuais, garantindo uma previsibilidade de sucesso incomparável em comparação com métodos tradicionais. Além disso, o equipamento permite gerar impressões de guias cirúrgicos que replicam, de forma precisa, as intervenções planejadas virtualmente, trazendo um nível de excelência e precisão sem precedentes.

O Coordenador do Refaces e Bucomaxilofacial do CSSJD, Dr. Thiago Rodrigues, explanou sobre esse novo equipamento e contou alguns de seus benefícios. “A tecnologia hoje utilizada no CSSJD, com scanner e impressora 3D, se configura com o que há de mais moderno atualmente em termos de precisão diagnóstica e assertividade em resultados terapêuticos, principalmente nos tratamentos cirúrgicos reabilitadores de pacientes mutilados ou com alguma síndrome que gera deformidades faciais. O emprego dessa tecnologia no tratamento de nossos pacientes proporciona excelência nos resultados, reduzindo o tempo cirúrgico, a morbidade associada aos procedimentos, e aumentando a eficácia dos resultados. Além disso, diminui o tempo de internação e promove uma reabilitação mais eficiente, devolvendo, em menor tempo e com mais qualidade, resultados funcionais e uma melhor qualidade de vida aos pacientes”, salientou.

 

Além disso, Dr. Thiago Rodrigues completou sua fala explicando como essa aquisição coloca o Complexo de Saúde na vanguarda. “Se faz necessário ressaltar que esta tecnologia hoje empregada no CSSJD não faz parte do rol de oferta do SUS, portanto o CSSJD se faz pioneiro e vanguardista em disponibilizar tal condição aos profissionais envolvidos e principalmente aos paciente, que são os maiores e diretos beneficiados com uma qualidade de tratamento de alta padrão.Gerando assim, resultados eficientes, precisos, menor número de intervenções cirúrgicas e maior qualidade funcional e de vida”, detalhou.

 

O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, falou da importância desta nova tecnologia e como ela vai ao encontro dos valores da instituição. “A inovação está no DNA do CSSJD, e hoje damos mais um passo à frente ao nos tornarmos a primeira unidade do SUS em Minas Gerais a utilizar o Scanner Intraoral e a Impressora 3D para tratamentos odontológicos. Essa conquista reforça nosso compromisso em estar na vanguarda da saúde pública, ampliando o acesso a tecnologias de ponta que transformam vidas. Investir em um parque tecnológico de excelência como o que estamos construindo é mais do que modernizar processos, é reafirmar a missão da instituição em “consolidar-se como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil”. Essa inovação não só eleva o padrão de atendimento aos nossos pacientes do SUS, como também inspira toda a nossa equipe a continuar buscando o melhor, sempre”, enfatizou.

 

A equipe de Traumatologia Bucomaxilofacial do CSSJD é formado pelo Dr. Thiago Rodrigues de Aguiar; Dr. Paulo Ricardo Couto Paz; Dr. Victor Sebastião Almeida e Dr. Pedro Paulo Dias Brandão. Atualmente, o Dr. Paulo Ricardo Couto Paz é o profissional responsável pelo uso do Scanner Intraoral nos atendimentos realizados pelo Refaces em casos de alta complexidade na área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

 

Ser o primeiro e único serviço do SUS no Estado a oferecer tecnologia de impressão 3D e digitalização 3D no setor bucomaxilofacial é uma grande conquista para o Complexo de Saúde São João de Deus. Essa posição pode abrir portas para novas oportunidades de pesquisa, parcerias e desenvolvimento de novas técnicas, consolidando a instituição como um centro de referência.

 

Essa conquista só foi possível graças à visão estratégica da direção do CSSJD, que reconheceu a importância e o caráter inovador deste projeto, possibilitando utilizar o que há de mais moderno na atualidade para garantir resultados mais efetivos aos nossos pacientes. Essa ação evidencia que os esforços conjuntos da equipe podem, de fato, transformar vidas, trazendo qualidade e dignidade ao atendimento, cumprindo assim nosso propósito de “cuidar com excelência do maior valor: a vida humana!”.