CSSJD inova com técnica minimamente invasiva para cirurgia de mão

Publicado em: 06/10/2023 Atualizado em: 06/10/2023 Por: Filipe Motta

Procedimento endoscópico permite visualização do nervo do punho, com uso de uma câmera minúscula

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD realizou, pela primeira vez, um método inovador e moderno para cirurgias de mão, conhecida como “Release & Keep”. Este procedimento cirúrgico minimamente invasivo possibilita ao cirurgião visualizar o corpo por dentro através de uma pequena câmera introduzida no punho do paciente. 

A Ortopedista e Cirurgiã de Mão, Dra. Marcella Rodrigues, destaca que essa técnica é uma inovação trazida direto do último Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, mostrando o compromisso em avançar a prática médica. "É uma nova técnica que associa a cirurgia endoscópica ao gel antiaderente e permite incisões cada vez menores. Tivemos a oportunidade de trazer essa técnica para o CSSJD. Estamos animados em oferecer aos nossos pacientes uma abordagem cirúrgica avançada, com segurança, minimizando complicações e promovendo uma recuperação eficaz”, ressaltou.  

Por ser uma cirurgia menos agressiva, consequentemente, a recuperação do paciente é mais rápida e indolor, uma vez que é inserido o sistema endoscópico junto à aplicação de um gel barreira antiaderente, acompanhado por um monitor, que realiza as desobstruções necessárias, tornando os procedimentos mais efetivos, elevando os padrões de segurança e reduzindo complicações após a cirurgia, como as aderências da cicatrização.

A técnica "Release & Keep" marca mais um passo em direção a uma abordagem cirúrgica mais segura e eficaz, solidificando o papel do CSSJD como líder em inovação médica na região, alinhado com a visão de consolidar-se como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial, promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos.