CSSJD inicia Programa de Especialização em Urologia Minimamente Invasiva

Publicado em: 28/04/2022 Atualizado em: 29/04/2022 Por: Matheus Tavares

Instituição é a única do interior de Minas Gerais a ofertar este tipo de especialização, considerada o último passo para a implantação da cirurgia robótica

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD registrou mais um marco ao longo dos seus quase 54 anos de funcionamento. Foi iniciado no mês de março o programa Fellowship em Urologia Minimamente Invasiva. Trata-se de um programa de complementação especializado para médicos especialistas interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos. Ou seja, é direcionado para quem deseja aumentar a experiência e aprofundar o conhecimento na especialidade que já tem. O Fellowship no CSSJD é realizado em parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado – FELUMA e proporciona aos Urologistas formados, que já concluíram o período de residência, uma imersão com duração de um ano nesta subespecialidade. 

O programa ofereceu quatro vagas, sendo três disponibilizadas em Belo Horizonte e uma no CSSJD, sendo a instituição a única do interior do Estado de Minas Gerais a ofertar este tipo de especialização.

Durante o programa, serão abordadas técnicas como a Laparoscopia, Cirurgia com laser e Uro-Oncologia. O profissional selecionado para o programa, Dr. Daniel Pirfo, já está atuando na instituição desde março e deve ficar no CSSJD por aproximadamente um ano. A expectativa é que as próximas inscrições para o Fellowship sejam reabertas no período entre seis meses a um ano. 

Segundo o médico coordenador da Urologia e Fellowship do CSSJD, Dr. Denny Veloso, que também é Mestre e Doutor em Cirurgia e possui pós-graduação em Cirurgia Robótica, o trabalho do programa junto aos preceptores tem mobilizado toda a instituição e trará grandes benefícios ao CSSJD. “(Com a Urologia Minimamente Invasiva), é possível entregar resultados melhores com menos complicações. Este tipo de abordagem evita grandes incisões e invade menos o organismo de modo que reduz as taxas de complicações e o tempo de internação, permite recuperação mais rápida do paciente. A Pós-Graduação em Urologia  Minimamente Invasiva se traduz para o paciente como um ganho no avanço tecnológico comparável aos grandes Centros de Referência na área”, avaliou.

A especialização também terá papel importante na história da instituição, pois além de mostrar o destaque dado pelo CSSJD ao desenvolvimento de profissionais de ponta para a área, se torna o último passo para a implantação da Cirurgia Robótica na instituição, já que em breve, toda a equipe de urologia estará certificada. “Do ponto de vista administrativo, existem outros ganhos secundários, porque você acaba utilizando equipamentos mais avançados. E o nosso próximo passo vai ser a Cirurgia Robótica. Esse é o último passo que antecede essa implantação”, completou.

São conquistas como essas que representam o compromisso do CSSJD de ampliar seu impacto na formação de profissionais de referência para todo o Estado, promovendo a alta complexidade na saúde com conforto e confiança.