Publicado em: 14/08/2023 Atualizado em: 14/08/2023 Por: Luísa Henriques
Tecnologia garante mais segurança, precisão e agilidade no atendimento ao paciente
O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD mais uma vez se destaca na vanguarda da inovação em processos. Dessa vez, a instituição iniciará mais uma etapa da transformação digital, em prol da segurança do paciente, alinhada à tecnologia, com a implantação de assinatura através Certificados Digitais nos Prontuários Eletrônicos do Paciente – PEP em todas as unidades e serviços.
Atualmente, o profissional realiza todo o preenchimento do PEP online e, posteriormente imprime os prontuários para as devidas assinaturas. Nesta fase, inicialmente, os membros do Corpo Clínico e Equipe Assistencial receberão uma certificação digital e credenciamento do sistema, em que haverá liberação de acesso de acordo com cada função. Após a conclusão dessa etapa, as assinaturas passam a ser no sistema também e a instituição passa a contar com os processos totalmente automatizados, eliminando documentos em papel.
Os benefícios aos pacientes são inúmeros, com destaque para a segurança, pois sua implantação acelerará não apenas o atendimento, como também a automação dos processos de internação e hotelaria, aplicação de medicamentos e farmácia, com integração aos processos da área assistencial, trazendo redução de custos com a criação de fluxos e melhora do desempenho, uma vez que as operações passam a ser realizadas com mais precisão e redução nos erros e na execução de tarefas em duplicidade.
A expectativa é que em outubro todo o percurso do paciente no hospital esteja por meio eletrônico. “Teremos várias melhorias nos processos internos visando maior segurança aos nossos clientes, desde a assinatura de documentos por meio de tablets nas recepções até a alta do paciente. Todos os profissionais assinarão os documentos por meio de certificado digital, passando por medicação à beira leito com checagem através da leitura da pulseira do paciente e código de barras da medicação, garantindo que o medicamento foi realmente prescrito para aquele paciente, finalizando com o envio de SMS com o receituário. Com isto, poderemos afirmar que temos um prontuário totalmente eletrônico, e, por conseguinte retirar os documentos impressos, nos tornando hospital PaperLess” explica o Gerente de T.I., Webert Salvino.
As vantagens devem se estender ao hospital, como economia financeira, praticidade dos processos aos profissionais, gerando consequentemente agilidade no atendimento, e confiabilidade, uma vez que no sistema de Gestão Hospitalar e Prontuário Eletrônico (SOULMV/MVPEP), cada usuário do sistema recebe um código de acordo com sua certificação para acessá-lo.
Com essa implantação, o CSSJD visa reduzir em 50% o número de impressões mensais, passando de 600 mil para 300 mil, isso significa uma média de 38 árvores por mês que deixarão de ser cortadas para virar papel, uma economia de R$ 45 mil por mês para a instituição. Como um de seus pilares, com adoção dessa prática, o hospital vem ampliando mais sua atuação nas práticas de ESG, que englobam empresas com atuação permeada por princípios Ambientais, Sociais e Governança. "Essa é uma revolução que chega à Divinópolis através do CSSJD, porque apenas quem tem contato com esta tecnologia consegue perceber o avanço que teremos na gestão assistencial dos nossos pacientes, seja para uma consulta, cirurgia ou tratamento. É um valor assistencial inestimável. Fico emocionada de trazermos uma tecnologia de última geração para essa região sendo o segundo filantrópico do Estado, a possuir tal inovação que nem grandes centros de Belo Horizonte possuem, em sua vasta maioria. Novamente, é o CSSJD preocupado com a segurança e melhoria assistencial dos pacientes", destaca a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães.
A solução é tão eficiente que tem sido um importante fator para que hospitais de diferentes localidades conquistem a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society - HIMSS, a maior associação de informática em Saúde do mundo que, por meio do certificado Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM), avalia o nível de maturidade dos hospitais em relação à adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente, sendo a expectativa do CSSJD a certificação nível 6, ainda neste ano e, para 2024 chegar ao último patamar, o nível 7, em que é preciso ser um hospital totalmente digital, ou seja, sem papel (paperless).
A implantação dessas tecnologias é vista como uma forma de garantir a segurança do paciente e promover inovação no hospital, seguindo visão do hospital de “consolidar-se como um dos melhores Complexos de Saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos”.