CSSJD inicia formação de 319 novos brigadistas

Publicado em: 07/06/2022 Atualizado em: 07/06/2022 Por: Luísa Henriques

Ação segue até o dia 30 de junho, quando a nova turma se tornará apta para atuar em situações de urgência e emergência na instituição

Nessa segunda-feira, 06 de maio, o Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD deu início à formação de 319 novos brigadistas. A ação segue até o dia 30 de junho, quando a nova turma se tornará apta para atuar em situações de urgência e emergência na instituição. 

A brigada de incêndio visa habilitar os profissionais na prevenção e combate a sinistros, seguindo a regulamentação da NR 23. Dentre as técnicas realizadas durante o treinamento estão as de primeiros socorros, RCP – Reanimação Cardiorrespiratória, desobstrução de vias áreas por objetos estranhos (o famoso engasgo) e identificação dos sinais vitais de uma vítima, AVC – Acidente Vascular Cerebral, convulsões, hemorragias, tipos de queimaduras e fraturas. 

Já no segundo momento, os brigadistas treinaram na prevenção e combate à incêndios, identificando os tipos de extintores usados em cada situação, como agir nos momentos de evacuação e de contenção do foco de incêndio por meio de  atividades práticas. 

Para o auxiliar administrativo, Wagner dos Santos, a oportunidade foi importante para que os setores administrativos da instituição aprendam sobre os primeiros socorros, além dos conhecimentos adquiridos e que podem ser utilizados fora do hospital. “O treinamento foi ótimo, prático, de fácil entendimento. Ajudou e esclareceu muitas dúvidas que eu tinha. Me sinto apto e espero ajudar o máximo possível, se houver algum acidente”, relatou. 

O professor e instrutor, André Pires Custódio, explica o quanto é importante para a instituição possuir profissionais habilitados para prestarem serviços de primeiros socorros, combate à incêndios e de controle de pânico. “A expectativa de formar novos profissionais são as melhores possíveis, porque renovando o quadro de brigadistas, teremos pessoas aptas e capacitadas para dar estas respostas imediatas. Então é importante esse fluxo de brigadistas estar sempre oxigenado a cada dois anos, com uma reciclagem e possuir novos brigadistas que nunca fizeram um curso”, declarou.

O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza e dá boas-vindas aos novos brigadistas, que efetuarão um trabalho de excelência na instituição, seguindo o propósito de cuidar maior valor: a vida humana.