CSSJD inicia campanha do Setembro Verde com mais uma captação de múltiplos órgãos

Publicado em: 02/09/2019 Atualizado em: 05/09/2019 Por: Rubens Souza

Início da Campanha Setembro Verde no CSSJD foi marcada por mais uma captação de múltiplos órgãos

Referência Estadual no processo de retirada de órgãos, o Complexo de Saúde São João de Deus deu início na última quinta-feira, dia 29, à Campanha Setembro Verde, conscientizando toda a população sobre a importância da doação de órgãos. Já no final da tarde de hoje, dia 02 de Setembro, pela décima primeira vez, a instituição realizou a captação de múltiplos órgãos. Desta vez a doação partiu de um homem de 55 anos. 

A equipe de captação chegou à instituição por volta das 16 horas de hoje e permaneceu até às 20h para realizar a retirada de rins e córneas. 

De acordo com as informações da CIHDOOT - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, até quatro pessoas poderão ser beneficiadas com a doação. "Mesmo diante do sofrimento da perda de um familiar querido, a família autorizou a doação dos órgãos. É um gesto nobre que poderá ajudar àqueles que aguardam na fila por um transplante", informou a Coordenadora da CIHDOOT, Dra. Ana Paula Coimbra Israel.

É importante destacar que para ser um doador, basta conversar com a sua família e expor o seu desejo que poderá salvar muitas vidas!

Ações do CSSJD

Para conscientizar toda a população sobre a importância da doação de órgãos, neste mês de setembro o Complexo de Saúde São João de Deus está iluminando seu prédio na cor verde e realizará diversas atividades com seus públicos internos e externos.

Amanhã, às 14 horas, uma coletiva de imprensa será realizada com as presenças da Superintendente Geral, Elis Regina Guimarães e com a Coordenadora da CIHDOOT, Dra. Ana Paula Coimbra Israel. Na oportunidade serão apresentados os números e dados estatísticos sobre a retirada de órgãos no CSSJD e doação em todo país. 

Já no dia 17 ocorrerá a "Roda de Conversa" com participação de profissionais do CSSJD e MG Transplantes. Estarão presentes, além da Dra. Ana Paula, o Dr. Eduardo Gomes Mattar, Diretor Técnico do CSSJD; Dra. Rafaela Cabral, representante do MG Transplantes; Dr. Guilherme Batista, Neurologista do CSSJD e Dr. Marco Antônio Leão, Coordenador da UTI Adulto do CSSJD. - Clique aqui e faça a sua inscrição!

No dia 19, a instituição iniciará o treinamento institucional para seus colaboradores. Este por sua vez, ocorrerá até o dia 26 e terá como destaque os processos que envolvem uma doação de órgãos. 

Por fim, no dia 27 será realizada uma ação social no estacionamento do hospital para o público externo: pacientes, visitantes e acompanhantes.