CSSJD inaugura unidade para Linha de Cuidados com o AVC

Publicado em: 09/02/2021 Atualizado em: 10/02/2021 Por: Matheus Tavares

Espaço ficará no setor 6, com 10 leitos e equipe capacitada para um atendimento

CSSJD INAUGURA UNIDADE PARA LINHA DE CUIDADOS COM AVC

A Linha de Cuidados ao paciente com AVC – Acidente Vascular Cerebral busca proporcionar um tratamento integral ao paciente, com o objetivo de reduzir a mortalidade associada à doença, bem como as demais consequências geradas por ela como o afastamento do trabalho, perca dos movimentos, entre outras situações. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o AVC (popularmente conhecido como “derrame”) é a segunda causa de mortes no Brasil e a primeira causa de incapacidade. São aproximadamente 100 mil óbitos por ano em função da doença. 

A Linha de Cuidados ao paciente com AVC foi criada no fim de 2019 pelo Ministério da Saúde, buscando ao mesmo tempo orientar a população sobre os hábitos de prevenção à doença e reforçar a importância de um atendimento rápido e qualificado pelos profissionais de saúde. 

O serviço chega para revolucionar o atendimento a esses pacientes, já que o serviço não existia em nossa região. Localizada no setor 6 do CSSJD, a unidade será do tipo III, dispondo de 10 leitos, seguindo os critérios previstos pelo Ministério da Saúde. A unidade de Divinópolis dará o apoio à outra unidade tipo I, localizada em Itaúna.

Com uma equipe altamente capacitada, composta por neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e enfermeiros, a unidade está preparada para atender o paciente de forma precisa e no menor tempo possível após a ocorrência do AVC, seguindo todos os protocolos de atendimento. Com agilidade, dentro da janela de tratamento (que é de 4h30min), as chances de complicações clínicas e infecções são menores, contribuindo para a melhora na evolução do paciente e reduzindo o tempo de internação dele no hospital.

INAUGURAÇÃO 
Dentro deste contexto, o Complexo de Saúde São João de Deus realiza nesta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, às 10h, a solenidade de inauguração da Unidade de Acidente Vascular Cerebral – U-AVC do CSSJD. 

O evento será realizado no auditório da instituição para um número limitado de convidados, seguindo todas as normas de prevenção à COVID-19.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A TRANSMISSÃO AO VIVO DO EVENTO