CSSJD implementa novas mudanças no fluxo de atendimento para garantir jornada ágil e segura aos pacientes

Publicado em: 14/10/2024 Atualizado em: 11/10/2024 Por: Leticia Layla

Essas alterações visam reduzir o tempo de espera e melhorar o acolhimento, além de reforçar o compromisso da instituição com a excelência no cuidado.

O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD sempre priorizando o paciente como centro do cuidado, implementou mudanças significativas no fluxo de atendimento do Pronto Atendimento (PA). Essas alterações visam reduzir o tempo de espera e melhorar o acolhimento, além de reforçar o compromisso da instituição com a excelência no cuidado.

Para otimizar o fluxo de pacientes e garantir uma experiência mais eficiente e segura, o Pronto Atendimento está dividido em duas recepções, operando 24 horas por dia:

Recepção 1 – Localizada ao lado da Sala Vermelha, esta recepção é responsável pelo atendimento de pacientes que necessitam de consultas com clínicos gerais, cirurgiões (para traumas e cortes), além de emergências encaminhadas para a Sala Vermelha. Com a implementação da Classificação de Risco 1, esta recepção prioriza os casos mais graves, garantindo um atendimento rápido e especializado.

A estrutura dessa recepção inclui guichês para registro dos atendimentos e um porteiro disponível 24 horas, assegurando suporte contínuo. Após a triagem, os pacientes são direcionados para a sala de espera, onde aguardarão a consulta médica. O processo de atendimento seguirá o fluxo tradicional: consulta, exames, administração de medicação e, conforme a decisão médica, alta ou internação. 

A Recepção 1 também se encarregará de pacientes com procedimentos agendados e administração de medicação eletiva, além de ser o ponto de referência para autorizações de exames, interconsultas e demais procedimentos.

Recepção 2 – Localizada próxima às escadas de acesso à Nefrologia e Laboratório, esta recepção é dedicada ao atendimento de pacientes pediátricos, ginecológicos/obstétricos e ortopédicos em situações de urgência. Com a Classificação de Risco 2, a triagem se torna mais eficiente, garantindo que esses pacientes recebam o cuidado adequado de forma ágil.

Nela, crianças serão acomodadas em uma sala de espera específica para pediatria, enquanto gestantes e pacientes ortopédicos terão seu espaço na própria recepção. O consultório ginecológico também foi realocado para uma área próxima ao atendimento das gestantes, oferecendo maior conforto e eficiência no fluxo de atendimento.

A Gerente da Rede de Urgência e Emergência do CSSJD, Simone Zanardi, disse sobre o objetivo dessa alteração realizada. “Essa reorganização do fluxo de atendimento representa a primeira fase do grande projeto “Jornada ágil e segura do paciente”, que busca elevar ainda mais o padrão de excelência no cuidado aos pacientes do CSSJD”, explicou.

O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, disse como essa separação proporciona maior agilidade ao atendimento dos pacientes. “A divisão das recepções do Pronto Atendimento é uma medida estratégica que visa otimizar o fluxo de pacientes e agilizar o atendimento. Essa separação nos permite realizar uma triagem mais eficiente e direcionar os pacientes de acordo com suas necessidades específicas, garantindo um cuidado mais ágil, seguro e de excelência. Estamos sempre buscando maneiras de melhorar nossos serviços e visando sempre o bem-estar de nossos pacientes”, contou.

A reorganização do fluxo de pacientes enfatiza a visão do Complexo de Saúde São João de Deus em “consolidar-se como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil em governança assistencial e experiência do cliente, promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos”.