Publicado em: 04/04/2025 Atualizado em: 04/04/2025 Por: Vítor Gabriel Rodrigues
As novas poltronas elétricas e máquinas de hemodiálise.
Através da indicação de recursos oriundos de Emendas Parlamentares, foram compradas oito máquinas e 13 poltronas elétricas para a Hemodiálise
O Complexo de Saúde São João de Deus recebeu um importante reforço através do repasse de recursos financeiros destinados à aquisição de equipamentos e materiais permanentes. Através da indicação de recursos oriundos de Emendas Parlamentares, a Deputada Lohanna indicou para aquisição de novos equipamentos, um montante de R$521.920,00, que proporcionou a compra de oito máquinas e 13 poltronas elétricas para a Hemodiálise. Igualmente, o Deputado Eduardo Azevedo, indicou o valor de R$94.070,00, que possibilitou a aquisição de uma máquina e uma poltrona elétrica. Ambas as indicações, publicadas através de Resoluções da Secretaria Estadual de Saúde, são um incentivo ao investimento para a Política de Apoio e Fortalecimento à Atenção Especializada.
De acordo com o último Censo Brasileiro de Diálise, publicado no Brazilian Journal of Nephrology em 2024, o número estimado de pacientes em hemodiálise no Brasil em 1º de julho de 2023, era de 157.35, registrando um aumento de 2,29% em relação ao ano anterior, um índice que tem subido gradativamente.
A hemodiálise é um procedimento imprescindível para o tratamento da insuficiência renal, limpando e eliminando as substâncias ruins do organismo por meio da urina, funcionando como um ‘’rim artificial’’. Durante o início, graças à punção realizada por meio de agulhas, é comum sentir cãibras, dores leves na região e ter quedas rápidas da tensão arterial, causando fraqueza, tontura, náuseas e vômitos.
Mediante ao cenário, com objetivo de proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes, o CSSJD segue demonstrando o seu empenho em evoluir o setor da Nefrologia. As novas poltronas elétricas representam um avanço significativo na qualidade da assistência na hemodiálise, contendo um sistema de regulagem, o que permite que o próprio paciente ajuste sua posição com autonomia, através de movimentos suaves e precisos, garantindo o seu bem-estar e conforto durante as longas sessões de tratamento. Além do mais, também possibilita que os colaboradores tenham mais eficiência no atendimento, evitando posturas inadequadas, como se abaixar ou se debruçar sobre o paciente, e contribuindo para a prevenção de doenças ocupacionais e para um cuidado mais humanizado.
A Gerente da Nefrologia, Fernanda Freitas, destacou a importância do poder público estar destinando atenção a uma causa nobre, como o procedimento por hemodiálise. ‘’Ficamos extremamente felizes e gratos quando vemos representantes do poder público voltando seu olhar para a nefrologia e, principalmente, para os nossos pacientes, que durante muito tempo foram esquecidos. A sensibilidade dos parlamentares que abraçam essa causa reforça o compromisso com a vida e com a dignidade daqueles que enfrentam a dura rotina da hemodiálise. Ter esse olhar humano voltado para os nossos guerreiros, que diariamente buscam na nefrologia a esperança de viver, é motivo de esperança e reconhecimento’’, afirmou.
O Diretor Presidente André Waller reforçou os impactos positivos da aquisição para os dependentes da diálise. ‘’É importante lembrar que a hemodiálise não é apenas um procedimento médico, ela é uma necessidade vital para milhares de pessoas. Por isso, cada detalhe conta no processo de cuidados de saúde, especialmente para aqueles que dependem da hemodiálise para garantir sua qualidade de vida. Nosso compromisso é com a excelência, não só no tratamento, mas também em como podemos melhorar a experiência de cada paciente em nossas unidades’’, concluiu.
Com essa conquista, o Complexo de Saúde São João de Deus reafirma seu compromisso com a excelência no cuidado, a humanização no atendimento e a busca constante por melhorias estruturais e tecnológicas em prol da vida.