Publicado em: 14/02/2025 Por: Michele Oliveira
A cerimônia marcou o encerramento de uma etapa intensa de aprendizado, dedicação e crescimento.
O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD, realizou na noite da última quinta-feira, 13 de dezembro, a formatura de 28 novos residentes e especializandos que concluíram seus programas de formação em uma cerimônia que ocorreu no espaço Buddha Garden, em Divinópolis. Reunindo Médicos Supervisores, Coordenadores de Cursos, Gestores, membros do Conselho Curador e familiares dos formandos de especialidades como cardiologia, cirurgia geral, anestesiologia, nefrologia, pediatria e outras, a cerimônia marcou o encerramento de uma etapa intensa de aprendizado, dedicação e crescimento.
Durante a solenidade, a especializanda em cardiologia, Dra. Sabrina Campos da Encarnação Martins, procedeu uma mensagem ao CSSJD reforçando o vínculo profundo entre os profissionais e o hospital, que transcende a formação acadêmica e se traduz em um sentimento genuíno de pertencimento. “Estudamos num centro de referência regional que oferece todo subsídio para evoluirmos profissionalmente, mas o nosso hospital entrega algo mais... ele oferece proximidade entre os membros da sua equipe e uma hospitalidade para seus pacientes típica de um bom mineiro raíz. Assim como uma criança que se sente segura no seu lar, nós, residentes, temos a sensação de estarmos acolhidos e amparados pelo hospital. E não importa se a residência já acabou, se tomamos rumos diferentes, se saímos para uma sub-especialização ou se encontramos oportunidades de trabalho em outro local; não importa o quanto estamos afastados… A sensação ao pisarmos no nosso São João será sempre a mesma, de estarmos voltando para casa, ainda. Comparando nosso complexo de saúde como um lar, penso nele como um local de cuidado, de amor, onde nós médicos podemos crescer seguros e unidos com o propósito de servir ao nosso ofício em prol do bem maior, que é o paciente”, enfatizou.
Para o Dr. Eduardo Gomes Mattar, Presidente da Comissão de Residência Médica - Coreme, a residência médica é um período desafiador, mas essencial para a construção de uma trajetória profissional sólida, baseada em excelência técnica e humanização no atendimento. "É sempre uma grande emoção estar aqui, pois é gratificante fazer parte da formação de novos médicos. É fundamental termos profissionais qualificados, que, com certeza, irão integrar nossa equipe no hospital, tornando-se parte da família do São João de Deus e no futuro, poderão retribuir esse aprendizado à população que atendemos", salientou.
A Diretora Executiva - CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, parabenizou os formandos pelo encerramento de mais um ciclo e fez um convite para um novo desafio. “Hoje, com um total de 28 formandos, temos o privilégio de manter 23 no São João de Deus, ou seja, mais de 80% permanecendo conosco. Sei que a jornada de vocês não foi fácil. O São João, apesar de oferecer imensos benefícios para o aprendizado da medicina, também impõe desafios, devido à complexidade e às dificuldades do SUS, no qual atuamos intensamente. Mas acredito que isso os prepara para uma realidade muito importante. Em qualquer hospital onde forem trabalhar, vocês terão um aprendizado valioso, que poderão colocar em prática para fazer a diferença. Fico muito emocionada, pois sou uma defensora assídua da educação. Busco aprimoramento todos os dias e a cada oportunidade que tenho. Agora, enfrento o desafio da inteligência artificial e convido vocês, nossos formandos na residência, a esse mesmo desafio. Que a inteligência artificial seja um meio de nos aproximar ainda mais dos nossos pacientes e de fortalecer nosso cuidado, não apenas dentro do nosso hospital, mas também além de seus muros. Nosso foco é o paciente no centro do cuidado, e esse é o desafio que deixo para vocês. Tenho certeza de que vocês viverão uma fase muito especial do São João de Deus, em um momento em que iniciamos as entregas das melhorias na hotelaria. Assim, além de um hospital de vanguarda em termos de procedimentos, vocês também terão um hospital de referência em estrutura e conforto. Nossa prioridade é garantir a segurança do paciente, não apenas com tecnologia e equipamentos, mas também com uma infraestrutura moderna e acolhedora. Muito obrigada por escolherem o São João. E àqueles que seguirão outros caminhos, desejo paz e realização. A presença de vocês foi muito importante durante esse período como residentes”, finalizou.
O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, destacou o quanto a formação de novos residentes e especializandos é motivo de grande orgulho para a instituição. “Atualmente nós já formamos quase 200 profissionais que levam consigo o nome do CSSJD para diferentes regiões. Por isso, ver pessoas altamente capacitadas, que dedicaram anos ao aprendizado e ao aperfeiçoamento dentro da nossa instituição, agora prontos para atuar em diversas partes do Brasil, levando consigo o conhecimento, a excelência e os valores que cultivamos aqui é algo que não tem preço”, contou.
O Presidente do Conselho Curador do CSSJD, Willian Guimarães Madeira, ressaltou a responsabilidade dos formandos em representar o hospital com excelência, levando seu nome para diferentes partes do Brasil e do mundo. “Esses formandos irão para diversas regiões do Brasil e até para o mundo, levando o nome do hospital por onde passarem. Por isso, há uma grande responsabilidade para aqueles que se formam aqui: representar o hospital com excelência e se tornarem bons especialistas. E, nesse processo, o hospital será reconhecido e honrado em cada lugar onde estiverem”, destacou.
Para o Complexo de Saúde São João de Deus, a formatura de novos profissionais que fortalecerão a saúde no Brasil representa mais do que a conclusão de um ciclo, é a materialização do nosso negócio de promover uma “Governança Assistencial com foco na Alta Complexidade, nos vazios assistenciais e educação em saúde”, formando profissionais prontos para atuar com excelência e humanidade.