CSSJD faz história e registra primeira cirurgia bariátrica pelo SUS

Publicado em: 07/07/2022 Atualizado em: 11/07/2022 Por: Matheus Tavares

Procedimento durou cerca de uma hora e foi realizada por equipe de Cirurgiões da instituição

Ao longo de seus 54 anos, o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD teve diversos momentos importantes, que ficarão marcados na história da instituição e daquelas pessoas que foram personagens destes momentos. Uma delas foi escrita nessa quarta-feira, 06 de julho, com a realização da primeira cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde – SUS no hospital. A cirurgia foi realizada por meio de uma ação desenvolvida pelo CSSJD junto à Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde -SEMUSA, através de Emenda Parlamentar, sendo a primeira de dez cirurgias a serem realizadas na instituição, por meio do SUS, neste primeiro momento.

Segundo a paciente, M. P. C., de 44 anos, a realização do procedimento representa a concretização de um sonho de quem busca uma vida mais saudável e, para conquistá-la enfrentou diversos desafios nesses três anos de espera, passando por diversas avaliações, exames  e relatórios. A paciente, desde o início, realiza acompanhamento com uma equipe multiprofissional, com psicólogos, nutricionistas, endocrinologista, dentre outros. “Quando recebi a ligação do Dr. Arilton, a minha primeira reação foi chorar, porque a espera foi muito grande. Não precisava ser a primeira paciente, mas sendo, me sinto realizada. Estou caminhando para um sonho”, comentou. 

Para a paciente, o momento é de gratidão pela realização da cirurgia e de foco total na recuperação para uma nova vida. “A cabeça agora está focada na dieta. É muito gratificante conseguir uma cirurgia dessa pelo SUS, e aqui no hospital não tenho nada a reclamar, sempre fui muito bem atendida”, acrescentou.

O procedimento, considerado minimamente invasivo durou cerca de uma hora e foi realizado pelos Cirurgiões Bariátricos Dr. Arilton Ferreira, Dr. Douglas Maurício e pelo Cirurgião Geral, Dr. Renan Elias Valério. De acordo com Dr. Arilton, a paciente possuía diversas comorbidades, como uma grave síndrome metabólica, pré-diabetes, alterações de colesterol, triglicérides e gordura no fígado. Em razão desta situação, havia uma indicação expressa pela cirurgia bariátrica, devido ao insucesso de outras técnicas para emagrecimento e melhoria da saúde. “A cirurgia bariátrica não entra somente como um tratamento de redução de peso, e sim, uma melhora metabólica para aquela paciente, promovendo um ganho de saúde muito além da questão estética. Isso é o de menos, mas a mudança  no metabolismo e  na saúde que essa cirurgia vai promover para essa paciente, é algo único”, destacou.

Dr. Arilton também evidenciou a importância do impacto da cirurgia realizada tanto para a paciente quanto para a história da instituição, que agora inicia uma nova etapa em suas páginas. “É realmente um passo importante tanto para a saúde e vida da paciente, quanto para a região, com a realização da primeira cirurgia bariátrica pelo SUS na instituição, com o apoio dessa estrutura e o preparo do pré-operatório de excelência realizado no ambulatório da Prefeitura de Divinópolis. As expectativas são as melhores para ela. Hoje mesmo ela já inicia uma dieta oral com ingestão de muito líquido e, se tudo correr bem, amanhã, pode receber alta e ir embora para sua casa”, detalhou. 

O Complexo de Saúde São João de Deus deseja uma excelente recuperação à paciente e parabeniza a equipe envolvida neste momento histórico, que consolida o CSSJD na vanguarda da medicina, levando aos seus pacientes as melhores e mais avançadas técnicas.