CSSJD faz história e realiza cirurgia inédita no mundo com técnica híbrida

Publicado em: 08/04/2021 Atualizado em: 09/04/2021 Por: Matheus Tavares

Procedimento nunca realizado contou com técnica criada pelo Cirurgião Endovascular do Complexo de Saúde São João de Deus, Dr. Ricardo Okawa

O Complexo de Saúde São João de Deus realizou no último dia 31 de março, cirurgia inédita no mundo! Trata-se de uma cirurgia híbrida com os métodos de proteção endovascular da veia cava e reparo aberto com acesso ao fígado. O procedimento foi realizado em um jovem de 18 anos, da cidade de Pitangui, que chegou ao CSSJD após ser vítima de uma agressão por arma de fogo, no qual um dos disparos atingiu o tórax. O paciente passou por uma tomografia no qual foi detectada uma extensa lesão causada pelo projétil, que ficou alojado próximo ao rim direito, atingindo várias estruturas. 

Para a realização da cirurgia, uma das técnicas adotadas no modelo híbrido foi desenvolvida pelo Cirurgião Endovascular do CSSJD, Dr. Ricardo Okawa, que consiste na utilização do REBOA, um balão endovascular de oclusão de vasos calibrosos para conter hemorragias. Para o médico, o método foi fundamental para o sucesso do procedimento, uma vez que em 90% dos casos realizados pela técnica comum o paciente pode evoluir desfavoravelmente “Após uma noite inteira de planejamentos estudos e reconstruções em 3D, com apoio da nossa Diretora-Presidente, Elis Regina Guimarães, o material necessário foi adquirido (introdutor 12 F, guias e balão Giant complacente). Nós fizemos primeiro o acesso Endovascular, onde eu introduzi um balão de controle pela veia, sem abrir a barriga do paciente, para controlar o sangramento e ocluir. Depois foi realizada a abertura da cavidade abdominal e tórax e então conseguimos controlamos a lesão. O procedimento foi um sucesso, sem nenhum sangramento e sem necessidade de hemotransfusão!”, comemorou.
  
Após a cirurgia que foi realizada em aproximadamente 3 horas, o paciente recebeu alta do Centro de Terapia Intensiva - CTI em 24 horas e no dia seguinte teve alta hospitalar. Com o sucesso do procedimento realizado no CSSJD, a técnica criada pelo Dr. Ricardo Okawa será referência para vários profissionais do Brasil e de todo o mundo, sendo publicada e apresentada tanto no Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular da SBAVC - Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, que acontece em outubro, além do Congresso Mundial de Trauma Vascular da EVTM - Endovascular Ressucitation and Trauma Management, que será em dezembro na Suécia. “O que fizemos foi histórico! Enquanto em outros lugares tem 90% de óbito, nós obtivemos total sucesso. E de impressionar, graças a Deus”.

Participaram deste momento histórico as equipes de Cirurgia Vascular e Endovascular, composta pelos médicos Dr. Frederico Daldegan e Ricardo Okawa, Cirurgia do Fígado composta por Dr. Flávio Rody, Cirurgia Geral, Dr. Renan Elias, Dr. Rafael Leite Macedo e Dra. Bárbara Tavares, além dos Anestesiologistas, Dr. João Bosco Couy, Dra. Ana Maciel e Dr. Gabriel Sousa Silva.

O Complexo de Saúde São João de Deus na vanguarda da medicina moderna, segue a sua busca para garantir aos seus clientes os procedimentos cada vez mais complexos e seguros, e parabeniza o Dr. Ricardo Okawa e equipe pela coragem de inovar e seguir trabalhando para que o CSSJD seja uma das instituições mais importantes do país!