CSSJD encerra mês de celebração aos Cuidados Paliativos com Simpósio

Publicado em: 29/10/2021 Atualizado em: 30/10/2021 Por: Matheus Tavares

Equipe abordará assuntos ligados aos Cuidados Paliativos em cinco palestras

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD  realiza neste domingo, dia 31 outubro, às 19h, o 1º Simpósio de Cuidados Paliativos. O evento será realizado por meio de uma transmissão no site do CSSJD (banner principal na Home). Além de destacar o trabalho da equipe de Cuidados Paliativos na instituição, o evento marca o mês desse serviço, cuja data foi celebrada no dia 09 de outubro.  

Promovido pelo CSSJD, Comissão de Cuidados Paliativos e Assessoria de Comunicação, a programação abordará diversos temas ligados ao trabalho dos profissionais, sendo eles: “A introdução aos Cuidados Paliativos", “O Assistente Social nos Cuidados Paliativos”, “Manejo do Delirium”, “Manejo da Dor” e “Compaixão”. 

Nesta primeira edição, o evento levará o tema da campanha da The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), Organização Internacional Não Governamental, focada no desenvolvimento dos Cuidados Paliativos e Hospices, que é “Não deixe ninguém para trás – Equidade no acesso aos Cuidados Paliativos“. O objetivo é discutir a importância dos Cuidados Paliativos para a melhora na qualidade de vida destes pacientes, alertando para a necessidade da criação de políticas públicas que ampliem o acesso das pessoas a esses cuidados.

A primeira palestra terá como tema a “Introdução aos Cuidados Paliativos”, ministrada pela Enfermeira Paliativista, Carolina Elói Miranda. “O Assistente Social nos Cuidados Paliativos”, também será destaque no evento, por meio da palestra ministrada pela Assistente Social do CSSJD, Gisele Marçal. 

Quem também estará presente no evento será a Médica Geriatra e Paliativista, Drª. Nayara Gonçalves Ferreira, que apresentará a palestra “Manejo do Delirium”. A programação também contará com a palestra da Médica Geriatra, Intensivista e Paliativista, Drª Tatiana Clementino Moreira sobre o “Manejo da Dor”. 

E para encerrar o evento, o Enfermeiro, Professor e Doutor em Cuidados Paliativos, Dr. Alexandre Ernesto Silva, terá como tema  de sua palestra a “Compaixão”, sentimento fundamental dentro dos Cuidados Paliativos.

A COMISSÃO DE CUIDADOS PALIATIVOS

Mais do que oferecer aos seus clientes um atendimento de ponta, com os mais modernos equipamentos e procedimentos cirúrgicos, o Complexo de Saúde São João de Deus busca proporcionar todo apoio necessário para enfrentar o tratamento de uma grave doença ou algum tratamento que gera sofrimento. 

Por isso, foi criada em setembro de 2020 a Comissão de Cuidados Paliativos. O objetivo do trabalho é trazer tranquilidade ao paciente e sua família durante o período de tratamento, estruturando e cuidando dos processos, para que esta etapa seja menos dolorosa. 

A equipe é composta pelo Enfermeiro e Doutor em Cuidados Paliativos, Dr. Alexandre Ernesto Silva, pela Médica Geriatra e Paliativista, Drª. Nayara Gonçalves, pela Médica Intensivista e Paliativista, Drª Tatiana Moreira, além da Enfermeira Paliativista, Carolina Elói Miranda e da Assistente Social, Gisele Marçal.