CSSJD em parceria com a UFSJ realizam 1º Simpósio no Dia Mundial do Rim

Publicado em: 16/03/2019 Atualizado em: 25/03/2019 Por: Cícera Galvão

O Complexo de Saúde São João de Deus se preocupa em levar para a comunidade ações sociais como esta que fomentem o conhecimento dos fatores de riscos da Doença Renal

A Unidade de Nefrologia do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), em parceria com a Universidade de São João Del-Rey (UFSJ), promoveram atividades especiais voltadas à comunidade para marcar a passagem do Dia Mundial do Rim, comemorada dia 14 de março. O ponta-pé inicial para esta iniciativa surgiu de uma campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) para a data, que terá como tema “Saúde dos Rins para Todos”.

A iniciativa de realização das ações sociais partiu da Gerência de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico - SADT do CSSJD em conjunto com a equipe multidisciplinar da Unidade de Nefrologia. “A doença renal ainda é pouco conhecida pela população. O fato de não apresentar visibilidade, não causa impacto social e obviamente a prevenção da patologia. Nosso intuito na promoção de ações sociais é mostrar a todos o quanto é importante a prevenção da saúde renal, assim como os cuidados aos pacientes renais crônicos.”, explicou Paula Maia, Gerente de SADT do hospital.

No período da manhã, profissionais do Complexo de Saúde e a Liga de Nefrologia da UFSJ estiveram no estacionamento do hospital para prestarem esclarecimentos sobre prevenção de doenças renais, doação de órgãos, nutrição, medições de peso além de realizarem aferição de pressão arterial.

Pela tarde, as ações ocorreram no auditório da UFSJ com a realização de palestras que abordaram a prevenção das doenças renais, suas epidemiologias, e também, a doença renal crônica e suas causas. Sobre o tema, o Diretor Técnico do CSSJD, o nefrologista Eduardo Gomes Mattar, abordou o “Choosing Wisely”, que em tradução literal significa Escolhas Certas, lembrando da importância da prevenção para a saúde do corpo.

De acordo com a Drª. Alba Otoni, Epidemiologista das Doenças Crônicas não Transmissíveis e Profª. Adjunta da UFSJ, a promoção do Simpósio é de extrema importância social. “Com este Seminário, esperamos uma sensibilização da sociedade em geral e dos próprios profissionais envolvidos na prevenção com os cuidados das doenças renais. A falta de informação ainda existe, principalmente entre os profissionais da saúde. É importante ressaltar que é possível prevenir a doença, com medidas de segurança e um estilo de vida saudável”, afirma.

O Complexo de Saúde São João de Deus se preocupa em levar para a comunidade ações sociais como esta que fomentem o conhecimento dos fatores de riscos da Doença Renal. Evitar ou tratar esses fatores é a única forma de prevenção, sendo os principais riscos a hipertensão arterial, o diabetes e doenças familiares, mas obesidade, fumo, uso de medicações nefrotóxicas dentre outros fatores que também podem comprometer a função renal.