Publicado em: 09/08/2024 Atualizado em: 09/08/2024 Por: Leticia Layla
Esta iniciativa reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento e a valorização dos talentos que são os motores da instituição. Ao elevar os padrões da equipe, a instituição vem garantir seu compromisso contínuo com a excelência e um ambiente de trabalh
O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD deu mais um passo em direção à excelência ao elevar os padrões de sua equipe com a implementação do projeto intitulado “Gestão por Competência: Valorização de Quem Sabe e Quer Fazer!", executado pela empresa Fator RH. Esta iniciativa reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento e a valorização dos talentos que são os motores da instituição. Ao elevar os padrões da equipe, a instituição vem garantir seu compromisso contínuo com a excelência e um ambiente de trabalho altamente capacitado e motivado.
A cerimônia de lançamento do Projeto "Gestão por Competências" ocorreu em seis sessões, realizadas ontem e hoje, dias 07 e 08 de agosto. O evento foi abrilhantado pela presença ilustre do Sócio Diretor Executivo, Professor Fabrízio Rosso, e da Consultora Associada, Professora Elisabeth Alves, ambos representantes da Fator RH, que conduziram palestras inspiradoras para os participantes. Neste primeiro momento, o evento contou com a presença de líderes do CSSJD e de multiplicadores – profissionais de cada setor responsáveis por disseminar e aplicar o conhecimento adquirido com seus colegas de trabalho.
A Diretora Executiva – CEO, Elis Regina Guimarães, falou como o “Gestão por Competência” será um instrumento primordial para a instituição nessa fase de crescimento. “Percebemos no Fator RH uma ferramenta poderosa para valorizar as pessoas. Tudo o que fazemos no São João é focado em tornar as coisas tangíveis, utilizando de ferramentas específicas para isso. Não é apenas sobre empatia, mas sim sobre medir e quantificar. Claro, a empatia é algo que também pode ser medido, assim como encantar o cliente. Mas para garantir que isso aconteça de maneira justa e eficaz, utilizamos ferramentas adequadas. O Fator RH foi introduzido justamente para podermos replicar essas práticas de forma consistente entre as 2.500 pessoas que fazem parte da nossa equipe. Ele começa com a construção de uma matriz de competências e, em seguida, implementa planos de ação para que possamos avaliar e desenvolver as competências de todos. Dessa forma, conseguimos garantir que o processo seja justo e que todos tenham a oportunidade de crescimento", frisou.
O Diretor Administrativo do CSSJD, Amarildo Sousa, pontou como a ação é fundamental para aprimoramento dos profissionais da instituição. “Este evento é importante para a nossa autoavaliação e para avaliar os outros de maneira justa e imparcial. Trabalhamos com pessoas e precisamos ter empatia e humanidade. O evento é colorido e alegre, mas na hora de avaliar, devemos ser justos e objetivos, sem nos deixar levar por aspectos pessoais. Estou revisando minhas funções e também me avaliando, e espero que todos aproveitem este evento, que é um grande complemento para nossa formação. No início da minha carreira, gostaria de ter tido essa oportunidade e orientação clara. Antigamente, o feedback era muitas vezes vago e baseado em percepções subjetivas. Por isso, espero que cada participante tenha aproveitado a oportunidade que tiveram nestes dois dias”, destacou.
O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, disse sobre o objetivo da instituição com a chegada deste projeto. "Essa é uma forma de gestão que queremos implementar. Quando recebemos a informação de que alguém não está atendendo no setor, sabemos que isso acontece, mas precisamos questionar: será que essa pessoa não poderia estar contribuindo em outra área da instituição? E foi mediante a estes questionamentos que chegamos no "Gestão por Competências". Há quatro meses, iniciamos o projeto com o comitê, que desenvolveu as bases iniciais que agora estamos prontos para apresentar aos profissionais. Estamos dando o pontapé inicial para um novo momento, no qual todos os profissionais desempenharão um papel fundamental para o sucesso desse projeto. Acredito firmemente que esse será um divisor de águas no São João, assim como outras iniciativas que já implementamos com sucesso. Agora, estamos trazendo mais uma inovação, que vai capacitar cada um dos nossos profissionais. Estou particularmente animado, pois é algo totalmente novo, não só para o São João, mas a ONA, por exemplo, já utiliza essa gestão de competências internamente, e vocês vão ver o quão incrível isso pode ser. Esse é um projeto que visa, não só a satisfação de todos, mas também o apoio aos novos líderes, o que é fundamental”, explicou.
O Diretor Técnico e Cirurgião Oncológico do CSSJD, Dr. Eliseu Albertin Teixeira, contou que o hospital está crescendo e que a implementação deste projeto impulsionará ainda mais seu desenvolvimento. "A gestão está realmente comprometida com o seu futuro, mas antes de avançarmos, precisamos focar na nossa visão atual e ampliá-la para um horizonte mais distante. O Complexo de Saúde São João de Deus depende de cada um de nós, e é fundamental que todos desenvolvamos essa perspectiva. Isso é o que caracteriza uma gestão competente, e devemos muito à liderança que está guiando este Complexo. Esse trabalho trará ganhos significativos ao longo do tempo e já tem gerado resultados positivos. O hospital está sendo recuperado, mas o grande desafio agora é continuar crescendo. Para isso, a instituição precisa da colaboração e do esforço de todos profissionais. Vamos nos unir como um time, como uma família, para crescer com competência e alcançar nossos objetivos juntos", salientou.
Sobre o projeto
Criado em 1996 por quatro administradores hospitalares, o Fator RH é fruto de um compromisso profundo com o desenvolvimento de competências e a lapidação de talentos. Ao longo dos anos, a iniciativa tem sido pioneira em projetos inovadores de gestão estratégica de pessoas e na implementação de modelos de competências, seguindo rigorosos padrões de qualidade nacionais e internacionais.
O Projeto Fator RH vai além de uma simples iniciativa. Ele é uma peça fundamental no planejamento estratégico do CSSJD, contribuindo diretamente para a excelência dos processos e para a promoção de uma governança assistencial robusta e eficaz. Através da gestão estratégica de pessoas, a iniciativa permitirá ao CSSJD identificar e desenvolver talentos, garantindo uma equipe capacitada e motivada para enfrentar os desafios da alta complexidade.
Além disso, o projeto inclui uma forte componente de educação empresarial, oferecendo palestras, cursos, workshops e jogos empresariais. Essas atividades são cruciais para capacitar a equipe de forma prática e lúdica, preparando-a para as particularidades e desafios da área da saúde.
Com a implementação do Projeto Fator RH, o CSSJD reafirma seu compromisso com a excelência e a inovação, posicionando-se de forma competitiva no cenário da saúde filantrópico no Brasil. Este projeto não apenas fortalece os valores institucionais de desenvolvimento e retenção de talentos, mas também impulsiona a instituição em direção à sua visão de “consolidar- se como um dos melhores complexos de saúde filantrópica do Brasil, em governança assistencial e experiência do cliente, promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos".