CSSJD é selecionado pelo Ministério da Saúde para participar do Projeto Lean nas Emergências

Publicado em: 06/11/2024 Atualizado em: 12/11/2024 Por: Michele Oliveira

CSSJD é selecionado a nível nacional, para participar do Projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca otimizar o uso correto das urgências e agilizar os atendimentos emergenciais.

O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD, foi selecionado a nível nacional, para participar do Projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca otimizar o uso correto das urgências e agilizar os atendimentos emergenciais.

Criado em 2017, o Projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS - Proadi/SUS, que tem como objetivo reduzir os riscos à saúde de pacientes e profissionais dos setores de urgência e emergência, aumentando a oferta de serviços através da otimização dos fluxos de atendimento.

O Projeto, que será realizado sem ônus para o CSSJD, é executado em parceria com seis grandes hospitais de referência, buscando ter mais capilaridade no país e beneficiando outras instituições. Nesse sentido, o Complexo de Saúde receberá mensalmente, durante um ano, dois consultores do Hospital Sírio-Libanês, reconhecido como um dos melhores do Brasil, a médica patologista clínica Dra. Lilian Mesquita Gomes e o especialista em projetos Bruno Freitas dos Santos, após esse período, o Projeto terá continuidade com acompanhamento e monitoramento remoto.

O especialista em projetos Bruno Freitas explicou que “O Projeto Lean busca atuar nas emergências dos hospitais, mobilizando as equipes de Pronto Atendimento, Pronto Socorro, Enfermarias e CTIs (Centro de Terapia Intensiva). Inicialmente realizamos um diagnóstico onde avaliamos a demanda e capacidade do hospital, e nas próximas visitas, iremos alinhar com as equipes quais os próximos passos para a implementação das ferramentas do Lean”. A Dra. Lilian Mesquita completou dizendo que “temos a expectativa de contribuir com diversas melhorias para o hospital, otimizando a entrada do paciente e diminuindo o tempo de espera”.

Com a avaliação de indicadores que revelam pontos a serem melhorados, os demais hospitais do país que implementaram o Projeto Lean obtiveram vários resultados positivos. Nesse sentido, há diversas melhorias que serão alcançadas pelo CSSJD no atendimento de pacientes emergenciais, como a otimização das observações, redução no tempo de espera para exames e no retrabalho, menor tempo de uso dos equipamentos de emergência e melhor adequação dos espaços, garantindo que todos possam receber os recursos necessários da forma mais adequada.

A Gerente da Rede de Urgência e Emergência do CSSJD, Simone Zanardi, explicou que o Projeto traz uma metodologia baseada na melhoria dos processos, assegurando fluxos contínuos e eliminando desperdícios. “Com a perspectiva de melhorar os tempos de espera e fazer com que o paciente esteja frente ao profissional de saúde o mais rápido possível, para adotarmos condutas que irão contribuir para um tratamento eficiente com o melhor desfecho para o paciente,o Lean nas Emergências reduz os riscos à saúde de pacientes e profissionais com ações mais ‘enxutas’ e eficazes, com adoção de processos mais assertivos”, disse.

O Diretor Administrativo do Complexo de Saúde São João de Deus, Amarildo Sousa, explicou que a iniciativa tem uma importância histórica desde a sua criação, em 2017. “O Projeto Lean trouxe uma metodologia de análise que vai desde a porta de entrada até a porta de saída dos pacientes da rede de urgência e emergência, aplicando ações que efetivamente geraram resultados, em um problema que é um gargalo nacional. Todos os hospitais anseiam por estar participando desse projeto, então nós ficamos muito felizes de sermos selecionados, esperamos um resultado positivo”, completou.

Para a Diretora CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, a otimização dos atendimentos permitirá que todos os pacientes tenham soluções mais eficientes, alinhadas com os demais setores da instituição. “Tanto pacientes da Saúde Suplementar quanto os pacientes SUS serão beneficiados pelo Projeto Lean, e além da implementação do Projeto, também vamos realizar a ampliação e reforma do Pronto Atendimento, o projeto já foi enviado à Vigilância Sanitária e aguarda aprovação”, acrescentou.

O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, falou da importância de minimizar o tempo de espera dos pacientes para o atendimento. “Com a implementação do Projeto Lean nas Emergências, daremos um passo importante na otimização do fluxo de atendimentos, garantindo uma maior eficiência e agilidade nos processos. Ao adotar as metodologias Lean, seremos capazes de identificar e eliminar desperdícios, reorganizar etapas críticas e focar na melhoria contínua, o que resultará em um atendimento mais rápido e de melhor qualidade para os pacientes”, explicou.

O lançamento oficial do Projeto Lean aconteceu no Complexo de Saúde no dia 6 de novembro, nesse sentido, ao implantar práticas de gestão como esta, o CSSJD se compromete com uma melhoria contínua, impactando diretamente a experiência dos pacientes, fortalecendo ainda mais o propósito da instituição de “cuidar com excelência do maior valor: a vida humana!”