CSSJD é representado no Seminário da Rede de Oncologia de Minas Gerais

Publicado em: 08/12/2021 Por: Matheus Tavares

Evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde -SES/MG

O Complexo de Saúde São João de Deus por meio de sua Diretora Presidente, Elis Regina Guimarães e da Gerente de SADT – Serviço de Apoio e Diagnóstico ao Tratamento, Paula Silva, participou na manhã da última terça-feira, dia 07 de dezembro, do II Seminário da Rede de Oncologia do Estado de Minas Gerais.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde - SES/MG em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais - COSEMS/MG. O seminário foi idealizado em virtude das discussões realizadas no âmbito do Grupo de Trabalho da Oncologia sobre a necessidade de apresentação sobre a organização e programação da Rede de Alta Complexidade em Oncologia para os novos gestores municipais do estado de Minas Gerais. Também foi motivo para promover a apresentação e discussão sobre a Deliberação CIB-SUS/MG no 3.467, de 21 de julho de 2021 que aprova a programação de recursos financeiros na PPI/MG a título de ressarcimento do extrapolamento da oncologia de alta complexidade, para as competências de abril a setembro de 2021 e a Deliberação CIB-SUS/MG no 3.468, de 21 de julho de 2021 que aprova as regras para os encontros de contas da alta complexidade em Oncologia, a partir da competência de abril de 2021.

Referência em Oncologia

Em duas décadas de existência, o Hospital do Câncer (UNACON) do Complexo de Saúde São João de Deus fez parte da história de milhares de pacientes. Com o melhor Corpo Clínico e a melhor infraestrutura, somente neste ano, de janeiro a outubro, foram realizados mais de 53.900 procedimentos oncológicos na instituição, incluindo cirurgias oncológicas.

Além de ser referência em Oncologia, a participação no II Seminário da Rede de Oncologia do Estado de Minas Gerais vem ao encontro do novo projeto desenvolvido pela instituição junto à ACCCOM – Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas para o ano de 2022. O projeto visa a ampliação do Hospital do Câncer que suprirá ainda mais a assistência da região, passando de 28 para 75 leitos de internação, 25 leitos pediátricos e um Centro de Terapia Intensiva – CTI, com 10 leitos, além de preparar a estrutura para receber mais um bunker de radioterapia. “Nós também estamos em busca da qualificação no Programa de Residência Oncológica, o que fará com que nosso Hospital do Câncer deixe de ser uma unidade e passe a ser reconhecido como Centro de Assistência de Alta Complexidade”, destacou Elis Regina.

Com a participação no Seminário, o Complexo de Saúde São João de Deus vem consolidar ainda mais a sua marca junto às principais instituições de saúde do país na área da Oncologia e se mostra ativo frente às principais decisões acerca desta especialidade.