CSSJD é referência para implantação de Odontologia Hospitalar em Minas Gerais

Publicado em: 09/02/2022 Atualizado em: 09/02/2022 Por: Matheus Tavares

Instituição será modelo para criação de protocolos para funcionamento do serviço que pode ser obrigatório a partir de 2023

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD terá um papel importante na implementação da Odontologia Hospitalar em toda Minas Gerais, uma vez que a instituição foi escolhida, junto com mais dois hospitais, para ser referência estadual do Projeto de Lei (PL) que trata da necessidade desse serviço em todos os hospitais. O PL 883/2019 está em discussão na Câmara dos Deputados e pode entrar em vigor em 2023. 

O São João de Deus será referência para a criação de indicadores e protocolos para o funcionamento do serviço no Estado. No CSSJD a Odontologia Hospitalar foi implementada há dois meses, com custeios próprios e realizada por três profissionais, inicialmente. A coordenação do serviço é feita pela cirurgiã-dentista, Dra. Ana Carolina Morais, que trabalha em conjunto com as cirurgiãs-dentistas, Dra. Tamires Gontijo e Dra. Priscila Dias. “A partir do momento em que iniciamos os treinamentos e estamos com a odontologia atuante, nós computamos esses dados e os analisamos na questão clínica dos pacientes e no controle de infecções, sendo os parâmetros para uma odontologia hospitalar de referência”, explica Dra. Ana Carolina.

A habilitação contempla os atendimentos aos pacientes da UTI Adulto, setores de internação, Oncologia e Oncopediatria. “Um dos fatores para a atuação na UTI é principalmente a prevenção das infecções respiratórias, que podem estar relacionadas à contaminação da cavidade oral. O serviço abrange também o atendimento a todos os setores de internação através de demanda e a oncologia e oncopediatria com a aplicação de laser nos tratamentos de mucosite”, comenta Dra. Ana Carolina.

Enquanto as medidas não se tornam definitivas por meio da lei, que tramita no Congresso Nacional, a equipe de Odontologia Hospitalar do CSSJD segue trabalhando para oferecer um serviço de qualidade aos pacientes internados, colocando a instituição como modelo para a Odontologia Hospitalar no cenário estadual e mais uma vez na vanguarda da medicina.