CSSJD é referência em Minas ao implantar, pela segunda vez, o menor marcapasso do mundo

Publicado em: 23/10/2024 Por: Michele Oliveira

O CSSJD tornou-se o primeiro hospital em Minas Gerais a realizar, por duas vezes, a implantação do menor marcapasso do mundo. O procedimento aconteceu no último sábado, dia 19 de outubro, na Hemodinâmica do CSSJD, com duração aproximada de 25 minutos.

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD tornou-se o primeiro hospital em Minas Gerais a realizar, por duas vezes, a implantação do menor marcapasso do mundo. O procedimento aconteceu no último sábado, dia 19 de outubro, na Hemodinâmica do CSSJD, com duração aproximada de 25 minutos.

Diferente do marcapasso convencional, este é do tamanho de uma cápsula de vitamina, sendo implantado por um transcateter pela veia femoral, na virilha, tornando-o imperceptível no corpo. Portanto, sua implantação não gera marcas, não causa cicatrizes, não dá pontos e não tem cortes.

O Dr. Daniel Soares Sousa, médico responsável pelo procedimento, explicou que o paciente em questão possui um déficit cognitivo, o que motivou a realização desse tipo de marcapasso. “Esse dispositivo tem uma grande diferença em relação ao convencional. Além do tamanho, não há nada externo que possa ser sentido pelo paciente. No corpo, ele é invisível a olho nu. Assim, nem o próprio paciente nem outras pessoas que o examinarem perceberão que ele é portador de um marcapasso, o que é muito importante para este caso específico. Além disso, o marcapasso convencional exige cuidados com a ferida operatória, por ser implantado abaixo da pele. Com o déficit cognitivo do paciente, havia o risco de contaminação do sítio cirúrgico ou de manipulação do dispositivo pelo próprio paciente”, explicou.

O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, falou sobre o quanto este marco é importante para a instituição. “A realização desse procedimento é uma evolução não só para Divinópolis, mas para a medicina mineira. Com isso, a realização de cirurgias inovadoras em nossa instituição, especialmente uma que nos coloca como referência no Estado, reforça ainda mais o nosso compromisso com o investimento em tecnologias que proporcionam os melhores cuidados aos nossos pacientes", pontuou.

O Complexo de Saúde São João de Deus, na busca por “consolidar-se como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil em governança assistencial e experiência do cliente”, está de portas abertas para a inovação, com o compromisso de atender a todos com excelência.