CSSJD é o único hospital em Divinópolis a realizar Triagem Nutricional Pediátrica

Publicado em: 26/08/2023 Por: Filipe Motta

Crianças recebem atendimento personalizado e lúdico durante a internação

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, mais uma vez na vanguarda da saúde, é o único hospital em Divinópolis que possui uma Triagem Nutricional Pediátrica e um dos pioneiros no Estado a introduzir este protocolo de identificação precoce de riscos nutricionais, que possibilita uma intervenção personalizada e, até mesmo lúdica, para os pequenos pacientes. 

Atualmente, a desnutrição hospitalar infantil tem sido discutida e amplamente documentada. As taxas no Brasil ainda são consideradas altas pela Organização Mundial de Saúde – OMS variando até a 45,6%. Para combater essa problemática, a Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional – EMTN desenvolveu este protocolo em maio de 2022, e realiza as triagens já nas primeiras horas da admissão do paciente, identificando as necessidades e possíveis riscos nutricionais, permitindo a intervenção precoce. Nesse sentido, a atuação da Nutrição Pediátrica torna-se fundamental para proporcionar um cuidado integral e direcionado.  

Até julho de 2023, mais de 900 triagens foram realizadas e apresentaram resultados impactantes, em que 45% dos pacientes avaliados estavam em risco nutricional, ressaltando a relevância dessa abordagem preventiva. “A identificação precoce possibilitou a aplicação de terapias nutricionais direcionadas, visando restaurar o estado nutricional das crianças e, consequentemente, reduzindo os riscos de desnutrição e minimizando o tempo de internação”, ressalta a Nutricionista Pediátrica, Carla Patrícia Martins Lacerda. 

Além disso, os pequenos pacientes recebem orientações de forma lúdica, como a boneca com sonda, usada para orientar pacientes pediátricos e seus familiares com indicação desta via alimentar, sobre todo o processo, tornando a internação muito mais humanizada. “A Nutricionista Pediátrica desempenha um papel central no cuidado ao paciente, oferecendo orientação personalizada, planejamento nutricional e acompanhamento, assegurando que cada criança alcance seu potencial máximo de saúde e desenvolvimento”, destaca a Coordenadora do Serviço de Nutrição Clínica, Ana Paula Cordeiro. 

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, reconhecido por sua liderança em inovação e excelência em cuidados de saúde, continua a demonstrar o comprometimento em elevar o padrão de atendimento, enfatizando a importância da nutrição como um pilar fundamental para o bem-estar e desenvolvimento saudável.