CSSJD é case de sucesso em procedimento para corrigir deformidade no tórax

Publicado em: 28/12/2021 Atualizado em: 28/12/2021 Por: Matheus Tavares

Evento cirúrgico-prático foi realizado para aprimorar as técnicas do procedimento

O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD tornou-se case de sucesso em procedimentos de Esternocondroplastia com reconstrução da Parede Torácica. Com isso, a equipe de Cirurgia Torácia realizou, neste mês de dezembro, um evento cirúrgico-prático para aprimorar ainda mais as técnicas do procedimento.

Segundo o Cirurgião Torácico do CSSJD, Dr. Lucas Fragoso, a cirurgia é realiza para tratamento de deformidades benignas da parede torácica (pectus excavatum e pectus carinatum). As alterações geralmente ocorrem na infância e podem se acentuar durante a adolescência, comprometendo a autoestima e qualidade de vida do paciente. “A técnica se trata de uma reestruturação da parede. Nós realizamos alterações no osso central do tórax, chamado de esterno, e nas cartilagens que o envolvem. Realiza-se o reposicionamento do esterno e remodelamento da parede anterior do tórax para que os pacientes possam ter essa parede torácica mais próxima da considerada “normal”. Importante ressaltar que fazemos uso de materiais para que essa parede seja reforçada e fique estável. Assim objetivamos não somente uma melhoria estética, mas também a preservação da capacidade funcional do paciente”, detalhou.

A cirurgia, realizada em um paciente de 26 anos, durou aproximadamente de três horas. Além de Fragoso, participaram do procedimento as Cirurgiãs Torácicas do CSSJD, Ana Paula Coimbra Israel e Emanuelle de Bessa Reis, residentes, além do conceituado Cirurgião Torácico paraibano, que já atuou em diversos hospitais do Brasil, Dr. Petrúcio Abrantes Sarmento.

O cirurgião convidado destacou os benefícios do procedimento. “A realização dessa técnica traz diversos benefícios para os pacientes. Além de corrigir a parede torácica, fortalece o local com utilização de placas de titânio. Dessa forma, há uma recuperação muito mais rápida, com menos dor pós-operatória. Então, a enorme vantagem desta técnica é ela ser menos invasiva, menos agressiva e que os pacientes tenham uma recuperação pós-operatória mais rápida, além de um benefício maior do ponto de vista estético”, explicou Petrúcio.

O procedimento representa não somente a solução de um problema causado pela deformidade, mas serve de inspiração para que a técnica seja difundida e outros pacientes da Macrorregião Oeste tenham também a oportunidade de realizar a cirurgia com segurança na instituição.
 
O Complexo de Saúde São João de Deus, na vanguarda da medicina moderna, busca assegurar aos seus clientes, procedimentos cada vez mais complexos, reafirmando sua missão consolidar-se como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos!