CSSJD e ACCCOM se unem a ONG “Ring The Bell” para celebrar o fim dos ciclos de tratamento oncológico

Publicado em: 30/06/2021 Atualizado em: 01/07/2021 Por: Letícia Ferreira

O “Sino da Superação” será inaugurado nesta quinta-feira, 1º de julho.

Você já ouviu falar no “Ring the Bell”? Trata-se de um projeto de uma ONG norte-americana que consiste em comemorar uma etapa vencida e que marca um novo início de vida do paciente oncológico. É assim que os pacientes que concluírem o tratamento oncológico no Hospital do Câncer poderão externar seus sentimentos ao final de um ciclo de tratamento de quimioterapia ou radioterapia. 

O sino está instalado na recepção do Hospital do Câncer e o seu badalar simboliza as vitórias no processo de tratamento e antes de tocar, cada paciente pronunciará seus sentimentos e palavras positivas motivacionais para todos pacientes que se encontram no local. De acordo com a Equipe do Serviço de Psicologia do CSSJD, o som emitido pelo soar do sino é uma representação do fechamento de mais um ciclo de superação contra o câncer.

A prática de tocar o sino já é comum em diversos hospitais em todo mundo e teve sua origem nos Estados Unidos, no Hospital Md Anderson Cancer Center. A ação sugere beneficiar não somente quem vence o tratamento, mas também envolver a sua família, os pacientes que iniciam o processo e os profissionais da instituição para celebrarem juntos este importante momento.