CSSJD e ACCCOM realizam cerimônia para marcar o primeiro badalar do “Sino da Superação”

Publicado em: 02/07/2021 Atualizado em: 09/07/2021 Por: Letícia Ferreira

O sino está na recepção do Hospital do Câncer e os pacientes poderão tocá-lo a cada fase do tratamento.

É com imensa alegria e tomados pela esperança, que o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD e a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas - ACCCOM realizaram nesta quinta-feira, dia 1º de julho, o primeiro badalar do “Sino da Superação”, projeto idealizado pela equipe do Serviço de Psicologia do CSSJD, que visa proporcionar aos paciente que estão finalizando uma etapa de seu tratamento, um momento de externar seus sentimentos. 

Para a concretização deste lindo projeto, um sonho de nossos profissionais desde o ano de 2019, o São João de Deus contou com o apoio e o carinho da ex-paciente do Hospital do Câncer, Luciene Formaggini, que doou para a Instituição o sino que hoje se encontra na recepção do prédio.

Para ela, o sino representa  um símbolo de amor, de uma luta que chegou ao fim. “Esse sino, ele tem um diferencial na história, mas não só a minha história, como também na história de milhares de pessoas que adentram por esta porta em busca de esperança. Para quem enfrenta um tratamento oncológico, cada etapa para quem vive, é uma batalha vencida, uma superação. Eu venci essa batalha que foi muito abençoada por Deus e hoje, eu posso dizer: Eu estou curada”, exclamou Luciene. 

Para a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães a chegada do sino representa um marco importante na luta contra o câncer não só para os pacientes, mas também, seus familiares. O “Sino da Superação” permitirá que o tratamento oncológico atinja também a mente.  “Os sonhos para nosso Hospital do Câncer são muito maiores e eles só realizarão com parceiras como as que temos hoje. Gostaria de agradecer a Luciene Formaggini e seu irmão, Eduardo Formaggini que hoje, tem suas vidas marcadas para sempre na história de cada paciente que passar por nosso Complexo de Saúde e fizer soar o badalar da Superação”, exclamou Elis.  

Durante a inauguração, Elis Regina anunciou ainda os sonhos da Gestão para o Hospital do Câncer. “Nosso objetivo é praticamente dobrar nossa estrutura, para que a cada dia mais pacientes oncológicos possam dizer: eu venci. Em breve, de 28 leitos de internação passaremos para 75 e destes, 25 serão destinados para a Oncologia Pediátrica”, comentou Elis durante o evento.  

O Diretor Geral da ACCCOM, Igor Fernando de Oliveira, acompanhou este momento de celebração e para ele, este momento é uma vitória. “Para nós é uma felicidade estar aqui participando deste momento extremamente importante que marcará o fim de um ciclo do tratamento oncológico. Gostaríamos de parabenizar toda equipe do Serviço de Psicologia do São João de Deus por proporcionar aos nossos pacientes e seus familiares um momento como este que permitirá aos pacientes e seus familiares celebrarem a vitória em cada fase de seu tratamento”, exclamou Igor.  

A prática de tocar o sino já é comum em diversos hospitais em todo mundo e teve sua origem nos Estados Unidos, no Hospital Md Anderson Cancer Center, por meio de uma ONG chamada “Ring the Bell”. A ação sugere beneficiar não somente quem vence o tratamento, mas também envolver a sua família, os pacientes que iniciam o processo e os profissionais da instituição para celebrarem juntos este importante momento.