CSSJD e ACCCOM comemoram um ano da Ala Oncológica Pediátrica do Hospital Do Câncer

Publicado em: 26/01/2022 Atualizado em: 26/01/2022 Por: Luísa Henriques

O objetivo das instituições é que o atendimento infantojuvenil se torne referência no Estado através do credenciamento no SUS

O dia 26 de janeiro se tornou um dia histórico para o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD e a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas – ACCCOM, pois, há um ano, nesta data, era inaugurada a Ala para Tratamento Oncológico Pediátrico no Hospital do Câncer. 

A implantação da Ala de Oncologia Pediátrica era um sonho antigo e chegou para preencher um vazio assistencial existente na região, uma vez que as crianças e adolescentes do Centro-Oeste precisavam fazer longos deslocamentos em busca de tratamento. Com o serviço sendo ofertado em Divinópolis, a procura pelo tratamento se reduz, aumentando as esperanças das crianças e jovens que lutam contra o câncer. 

Além da inauguração da ala no começo do ano, as instituições conseguiram ampliar esses atendimentos ainda em 2021, com a oferta da radioterapia pediátrica, iniciada em novembro. 

Para Wend Ferreira, mãe da pequena Sophia, de dois anos, primeira paciente da radioterapia pediátrica do Hospital do Câncer, o acolhimento realizado pelos profissionais do CSSJD e ACCCOM durante o tratamento foi fundamental. “Ela foi a primeira a usar um aparelho que será responsável pela cura de tantas crianças. Estávamos ansiosas e fomos recebidas com muito amor e carinho por todas as equipes. Só tenho gratidão por tudo e a todos”, enfatiza. 

Wend reforça a importância das doações para que as ampliações da ala e de todo o hospital continue ocorrendo. “As doações para a ACCCOM e para o São João de Deus vai ajudar não só a Sophia, como todos que passam pelo tratamento de câncer aqui. Então peço que, quem puder ajudar, não importa a quantia, doe!”, finaliza. 

Em um ano, a Oncopediatria atendeu 10 crianças e, contudo é preciso o apoio de toda a sociedade para que esse serviço tenha continuidade, pois a unidade ainda não foi credenciada junto ao Sistema Único de Saúde – SUS, que provém de verbas de subsídio para sua manutenção, o que garante ainda mais qualidade, estabilidade e principalmente a ampliação do serviço, chegando até aquelas crianças que precisam de um tratamento especial. Por isso, é preciso o apoio das autoridades para que este sonho seja completamente concretizado! 

Hoje, os atendimentos são realizados através dos recursos próprios da ACCCOM e do CSSJD, muitos deles resultados de doações da sociedade, como, inclusive, a construção do local. As instituições seguem juntas em prol deste grande desafio do credenciamento, somados a outros projetos, que já estão sendo estudados para ampliar a assistência, não apenas para a área pediátrica, mas também a todos os pacientes em tratamento oncológico no Hospital do Câncer.