CSSJD conquista Certificação ESG conferida pelo Instituto Intuix

Publicado em: 16/10/2023 Atualizado em: 16/10/2023 Por: Letícia Ferreira

Selo destaca o comprometimento da instituição com o meio ambiente, governança corporativa e a responsabilidade social

O Complexo de Saúde São João de Deus, referência para 53 municípios da região Ampliada Oeste de Minas, acaba de atingir mais um importante marco em sua história neste mês de outubro, com a conquista do Selo ESG, certificado pelo Instituto Intuix. 

Esta certificação é uma demonstração sólida do comprometimento da instituição com a sustentabilidade ambiental, governança corporativa e a responsabilidade social, representando uma abordagem proativa em relação aos desafios de um complexo de saúde, que vão além do atendimento médico, demonstrando, um compromisso muito além de questões ambientais, como detalha, o Assessor de Planejamento e Gestão Estratégica, Mowgon Azevedo. “A Certificação ESG valida através de evidências demonstradas pela Gestão da Qualidade, todas as boas práticas e ações feitas pelo CSSJD que consideram os aspectos de sustentabilidade ambiental, desde a sua preocupação com questões de responsabilidade social, até sua estrutura de Governança Corporativa”, destacou.  

O ESG aborda também, as práticas sociais e o impacto da instituição na comunidade em que está inserida. Neste ponto a instituição por meio de diversas ações, realiza constantemente, ações de conscientização sobre saúde e apoio aos grupos vulneráveis, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos a sua volta. 

Não podemos esquecer que esta metodologia destaca ainda, a governança corporativa, que inclui a transparência, a integridade e a responsabilidade na tomada de decisões. Trabalho este que os atuais Diretores da instituição, a Diretora Executiva – CEO, Elis Regina Guimarães e o Diretor Presidente, André Waller, têm desempenhado de forma sólida e ética, com uma liderança comprometida com a conformidade e a gestão responsável dos recursos.

Para André Waller, a Certificação ESG vem para comprovar o compromisso dessa Gestão com o Planejamento Estratégico. “Nossa Missão tem como um de seus pilares, a Governança Estratégica e a colaboração com a sociedade através da responsabilidade Social. Por isso, aliado ao nosso objetivo de oferecer assistência de qualidade aos pacientes do SUS que representam mais de 80% dos nossos atendimentos, seguimos pautados com a preocupação com o meio ambiente, buscando renovar nosso parque tecnológico, criando soluções sustentáveis, seguindo fielmente o Plano de Gerenciamento de Resíduos para Serviços de Saúde”, pontou.  

A conquista da certificação ESG Intuix é uma prova do compromisso do CSSJD em equilibrar suas operações com considerações ambientais, sociais e de governança. Essa conquista reflete o compromisso contínuo da instituição em contribuir positivamente para a sociedade e o meio ambiente. 

Sobre o ESG

Do inglês Environmental, Social and Governance, certificação ESG é um selo de aprovação que reconhece o esforço e o desempenho de organizações em áreas fundamentais que não apenas afetam seus resultados financeiros, mas também contribuem para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. 

O termo foi criado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais.