CSSJD bate recorde e identifica paciente sem documentos em menos de seis horas

Publicado em: 28/08/2025 Por: Leticia Layla

Geralmente, esse processo pode levar entre 24 e 48 horas, chegando em alguns casos há quase uma semana.

Eficiência, competência e acima de tudo segurança. Esse é o resultado do trabalho em conjunto realizado pelo Serviço Social e a Gerência Assistencial do Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD, que, na última semana, conseguiu identificar dois pacientes sem documentos em tempo recorde: menos de seis horas. Até então, o menor tempo registrado pela instituição era de 24 horas.

Quando um paciente chega sem identificação, o setor de internação aciona imediatamente o Serviço Social. Geralmente, esse processo pode levar entre 24 e 48 horas, chegando em alguns casos há quase uma semana. No entanto, nas duas situações recentes, a atuação integrada da equipe, com apoio da Polícia Civil e até de representantes de empresas da região, possibilitou uma resposta ágil e eficaz.

O primeiro caso ocorreu no dia 14 de agosto, quando um paciente deu entrada por volta das 4h30 na Sala Vermelha. Logo pela manhã, o Serviço Social iniciou o processo de busca e, com apoio da polícia, conseguiu confirmar a identidade antes do meio-dia. Já o segundo caso aconteceu no dia 20 de agosto, quando o paciente chegou por volta das 7h, também sem qualquer documento. A equipe utilizou indícios como logomarcas nas roupas para rastrear possíveis contatos. Representantes de empresas foram acionados e, em menos de seis horas, a identidade foi confirmada e a família localizada.

A Coordenadora do Serviço Social do CSSJD, Graciele Francisca da Silva Maia, destacou como essa identificação rápida contribui para os processos da instituição. “A identificação correta e rápida do paciente é, antes de tudo, uma garantia de segurança. O primeiro passo é saber com quem estamos lidando, para que possamos oferecer um atendimento adequado e personalizado. A partir dessa identificação, conseguimos localizar a família, estabelecer uma comunicação mais ágil e compreender o contexto social do paciente, o que contribui para um cuidado integral durante a internação. Além disso, o registro formal assegura os direitos do paciente e dá respaldo jurídico ao hospital, garantindo a transparência e a segurança de todo o processo assistencial. Quanto antes essa identificação acontece, mais protegidos estão o paciente e a instituição”, explicou.

O Gerente Assistencial do CSSJD, João Francisco Avelar, contou como a identificação rápida influencia no tempo de resposta em situações de urgência e emergência. “Um paciente sem identificação não tem histórico clínico disponível, e isso pode comprometer o cuidado. Quando conseguimos identificá-lo, a equipe de saúde passa a ter acesso imediato às informações relevantes, como histórico médico, alergias e medicamentos em uso. Isso possibilita uma resposta muito mais rápida e eficaz em situações de urgência e emergência, permitindo que as decisões sejam tomadas de forma precisa. Outro ponto essencial está relacionado à dignidade. Sem identificação, em caso de óbito, esse paciente poderia ser sepultado como indigente. Com a identificação rápida, evitamos essa situação, permitindo que a família seja localizada e participe tanto do processo de cuidado durante a internação quanto, se necessário, do processo de despedida. Dessa forma, garantimos não apenas segurança clínica, mas também respeito e humanidade em todas as etapas da assistência, reforçando o nosso compromisso com a qualidade do cuidado”, destacou.

O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, parabenizou e destacou o engajamento dos envolvidos. “Esse resultado reafirma o nosso compromisso com a segurança do paciente e com a qualidade da assistência prestada no Complexo de Saúde São João de Deus. Colocar o cliente no centro do cuidado significa garantir que ele seja acolhido de forma integral, com respeito, agilidade e responsabilidade, mesmo em situações de maior complexidade, como a chegada sem identificação. O tempo recorde alcançado pela nossa equipe é fruto de competência, integração e dedicação, e mostra que estamos no caminho certo ao priorizar sempre a vida e o bem-estar dos nossos pacientes. Parabéns a todos os que estão envolvidos nesse processo”, congratulou.

Casos como esses demonstram a importância do Serviço Social na assistência hospitalar e reforçam o compromisso do Complexo de Saúde com a segurança e o cuidado integral ao paciente. Assim, a instituição enfatiza seu compromisso “em levar experiência segura e humanizada ao cliente com excelência nos processos, gestão efetiva de riscos e responsabilidade social de forma sustentável”.