CSSJD apoia projeto para correção de orelha em crianças carentes

Publicado em: 09/10/2023 Atualizado em: 10/10/2023 Por: Filipe Motta

Ação visa não apenas estética, mas o desenvolvimento emocional e psicológico das crianças

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD junto à ARD Cirurgia Plástica, em parceria com a Clínica Anestesia Dolorum, lançará o projeto "Orelhinha", uma iniciativa privada dedicada a promover a autoestima e a saúde emocional de crianças carentes com orelhas proeminentes.    

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP, cerca de 65% das solicitações de cirurgia de correção de orelha são motivadas pelo impacto do bullying, em vez de razões puramente estéticas.   

O tratamento, conhecido como Otoplastia, abrange várias etapas cuidadosamente planejadas. Inicia-se com uma triagem detalhada para selecionar crianças elegíveis, seguida de consultas e acompanhamento pós-operatório na clínica ARD Cirurgia Plástica, parceira do Complexo de Saúde. As cirurgias de correção serão realizadas pelo Dr. Antônio Ricardo Duarte na própria unidade de saúde, e todo o processo de recuperação será acompanhado de perto por uma equipe da instituição dedicada.   

De acordo com o Lucas Diniz, idealizador do projeto, a ideia nasceu em dezembro de 2022, porém apenas agora ganhou corpo e está próximo de ser executado. “Ao final do ano passado, ainda estávamos estruturando nossa equipe. Hoje, com um grupo bem organizado e maduro, estamos prontos para executar este projeto que por muito tempo foi um grande sonho”, explica.    

Lucas Diniz ainda acrescentou. “Estar à frente deste projeto é muito gratificante, mas também traz consigo uma grande responsabilidade. Estamos lidando com o futuro dessas crianças, e uma simples cirurgia pode mudar completamente suas vidas, tirando-as de uma profunda tristeza. Fico muito feliz por termos grandes parceiros que abraçaram nossa ideia, como foi o caso do Complexo de Saúde São João de Deus, o melhor e mais bem estruturado Hospital da região, juntamente com o Dr. Antônio Ricardo Duarte, nosso cirurgião plástico, e toda a equipe da ARD Cirurgia Plástica. Estamos emocionados por poder fazer parte dos sonhos dessas crianças, e nosso principal objetivo é devolver a autoestima delas, tornando-as mais felizes e prósperas”, finalizou.    

O idealizador do projeto e Cirurgião Plástico responsável por executar as cirurgias, Dr. Antônio Ricardo Duarte, destaca a importância dessa ação para a comunidade. "Meu trabalho é uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a beleza libertadora do intelecto para meu próprio prazer e para proveito da comunidade à que pertence. Ajudar as pessoas sem condições de arcar com o preço de uma cirurgia plástica também faz parte do meu propósito. Por isso estamos aqui", ressalta. 

"Este projeto 'Orelhinha' representa nossa visão de cuidado integral e compromisso com o bem-estar emocional das crianças. Estamos moldando não apenas o futuro estético, mas também o futuro emocional desses jovens, fortalecendo sua autoestima e resiliência para uma vida mais feliz”, disse o Diretor Administrativo Jurídico do CSSJD, André Waller.    

Essa ação destaca o compromisso contínuo do Complexo de Saúde São João de Deus em preencher lacunas assistenciais e consolidar sua posição como referência não apenas para o Centro-Oeste Mineiro, mas para todo o Estado de Minas Gerais. Este compromisso reforça a visão de proporcionar o melhor atendimento, infraestrutura e, acima de tudo, humanidade, para aqueles que mais necessitam.