CSSJD apoia a campanha “Diga não à desnutrição” e destaca trabalho realizado pela EMTN

Publicado em: 30/06/2022 Por: Matheus Tavares

No mês de combate à desnutrição hospitalar, instituição reforça a importância do trabalho durante todo o ano

Para finalizar o “Junho Verde” o Complexo de Saúde São João de Deus reforça o combate à desnutrição nos hospitais. Promovida pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral - BRASPEN, a campanha “Diga não à Desnutrição Hospitalar” tem como objetivo mostrar os perigos e custos desta condição, que deixa os pacientes vulneráveis para uma série de patologias. 

A intenção é mostrar ao público a prevalência e os problemas causados por esta condição, tendo como algumas de suas complicações a piora da resposta imunológica, atraso no processo de cicatrização, risco elevado de complicações cirúrgicas e infecciosas, maior probabilidade de desenvolvimento de lesões por pressão, aumento no tempo de internação e do risco de mortalidade.

Segundo dados divulgados pela BRASPEN, no Brasil, a taxa de desnutrição varia entre 20 e 50% em adultos hospitalizados. Durante a hospitalização esta condição piora progressivamente, principalmente em idosos e pacientes críticos.

No Complexo de Saúde São João de Deus, o trabalho de combate à desnutrição é diário e realizado pela Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional – EMTN, composta por cinco médicos, cinco nutricionistas, uma enfermeira, uma auxiliar administrativa, além do apoio da equipe de Fonoaudiologia e da Farmácia Clínica.

O mês está finalizando, contudo o combate à desnutrição hospitalar não pode ser lembrado apenas em junho. A luta acontece durante todo o ano e não é apenas responsabilidade da EMTN. 

Por isso, veja abaixo os onze passos da campanha que podem contribuir para a queda dos índices de desnutrição hospitalar, em método mnemônico para auxiliar na memorização dos profissionais de saúde.