CSSJD adquire sua primeira Ressonância Magnética

Publicado em: 30/10/2020 Atualizado em: 30/10/2020 Por: Matheus Tavares

Aparelho vai contribuir para diagnósticos mais precisos em diversas especialidades

O Complexo de Saúde São João de Deus deu início nesta terça-feira, 27 de outubro, a um novo capítulo em sua história de 52 anos com a chegada de um novo aparelho de Ressonância Magnética. Segundo o Coordenador de Engenharia Clínica do CSSJD, Washington Simões Júnior, o aparelho vai contribuir para maior precisão nos diagnósticos de diversas especialidades. “A Ressonância Magnética é um dos equipamentos de maior complexidade existentes dentro de uma instituição hospitalar, ao lado de Aceleradores Lineares, Tomógrafos, e Aparelhos de Hemodinâmica. Sua estrutura envolve tecnologia de ponta e diversos dispositivos periféricos que contribuem para o seu perfeito funcionamento”, explicou.

O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem que retrata imagens de alta definição dos órgãos do corpo. As imagens da Ressonância podem ser utilizadas para analisar ossos, órgãos internos e tecidos do organismo, podendo diagnosticar doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas, além de tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas. 

Com a chegada do novo equipamento, as equipes de Engenharias do CSSJD agora trabalham para finalizar a instalação do aparelho, que ainda deve passar por algumas etapas e ainda não há um prazo definitivo para a conclusão do processo. “A instalação envolve o trabalho das nossas equipes, equipe autorizada para a execução da instalação da gaiola de proteção contra interferências eletromagnéticas e radiofrequência, equipe especializada na instalação de chiller e instalações de infraestruturas elétricas especiais, uma construtora para adequação da área física e a equipe especializada da empresa fabricante GE”, acrescentou.

O Complexo de Saúde São João de Deus agora está equipado com o melhor e mais completo aparelho de Ressonância Magnética da região e se prepara para dentro dos próximos dias inaugurar o mais novo Centro de Imagens do Centro-Oeste Mineiro. 

É com investimentos como este que a nossa instituição se consolida cada vez mais no atendimento a clientes de Alta Complexidade da Macrorregião Ampliada de Saúde Oeste de Minas. 

Confira os detalhes do deslocamento do aparelho de Ressonância Magnética do CSSJD