Corpo clínico do HSJD recebe novos médicos residentes

Publicado em: 03/03/2017 Atualizado em: 03/03/2017 Por: Isadora Santana

O Hospital São João de Deus recebeu na manhã de quinta-feira (02/03), 16 novos residentes

O Hospital São João de Deus recebeu na manhã de quinta-feira (02/03), 16 novos residentes das especialidades de clínica médica, cirurgia geral, medicina de família e comunidade, pediatria, cardiologia, medicina intensiva e anestesiologia, além da especialização em cardiologia.

De acordo com o Dr. Eduardo Mattar, coordenador geral da COREME – Comissão de Residência Médica e diretor técnico do hospital, o programa de residência médica é uma pós-graduação específica para os médicos se especializarem. “É um treinamento eminentemente prático, também tem sua carga teórica, mas, basicamente ele é de atuação prática para aquele residente aprender todos os requisitos daquela especialidade que ele escolheu”, conta.

Ainda segundo o diretor técnico, o acolhimento dos residentes gera benefícios tanto para os estudantes quanto para o hospital, que passa a ter o corpo clínico envolvido, o ensino qualificado e, portanto, gera melhorias na qualificação de toda a equipe. “Sem dúvida a sociedade também é beneficiada, porque há um aumento do número de médicos no hospital e consequentemente todos serão melhor atendidos”, finaliza.

Durante a reunião da COREME, foram apresentados os serviços e as orientações gerais aos profissionais de medicina. Dr. Nelson Borges Neto é natural de Carmo da Mata, morou oito anos em Belo Horizonte onde se formou em medicina. Ele concluiu dois anos de residência em clínica médica no HSJD e agora inicia outra residência em cardiologia. “As pessoas tendem a valorizar muito as residências em Belo Horizonte, porque acreditam que tudo o que é da capital é melhor que no interior. Mas isso não é verdade! Eu vi que aqui no Hospital São João de Deus a experiência é riquíssima, os preceptores são ótimos. Não somos só tratados como residentes, mas como colegas de trabalho em potencial, além de sermos reconhecidos de acordo com o nosso trabalho”, afirma.

Um novo pleito já foi solicitado ao MEC – Ministério da Educação e agora o HSJD aguarda novas vistorias para que possa abrir mais vagas em residência. Outros residentes em ginecologia e obstetrícia começarão a trabalhar na próxima semana, dia 07 (terça-feira).

Estiveram presentes na reunião de apresentação dos novos residentes Elis Regina Guimarães, superintendente do HSJD, Geraldo Lucas Lamounier, secretário executivo da comissão interventora do HSJD, Dr. Eduardo Mattar, coordenador geral da COREME e diretor técnico do HSJD, Dr. Rufino de Freitas, supervisor do programa de residência médica em clínica médica, Dr. Eduardo Chula, supervisor da residência da cardiologia, Drª. Fabiana Silva – supervisora da residência em pediatria, Dr. Gustavo Aurichio, preceptor da cirurgia geral e Dr. Gilberto Araújo e Drª Renata Santana, preceptores da clínica médica.