Coordenador Médico da UTI Neopediátrica do CSSJD tem dissertação de Mestrado aprovada na UFSJ

Publicado em: 08/09/2022 Por: Matheus Tavares

Trabalho abordou o perfil das gestantes dependentes de drogas e os impactos nos recém-nascidos antes e durante a pandemia da COVID-19

Para oferecer uma assistência cada vez mais qualificada, os profissionais do Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD sempre estão em busca de aprimoramento, por meio de cursos, graduações, pós-graduações, mestrados e doutorados. Um destes exemplos é do Coordenador Médico da UTI Neopediátrica, Dr. Júlio César Veloso, que teve sua dissertação de mestrado aprovada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei. O estudo inclusive será divulgado em uma revista internacional.

Com o título "Perfil epidemiológico e clínico das gestantes dependentes de drogas de abuso e de seus recém-nascidos antes e durante a pandemia da COVID-19", o trabalho teve sua ideia concebida no CSSJD em razão da rotina de atendimentos na instituição. “A pesquisa envolve intoxicações exógenas com drogas ilícitas e veio com uma necessidade de aprimorar o atendimento aqui dentro do hospital e melhorar também os cuidados com as crianças que amamentam com o leite materno de mães que são usuárias de drogas”, explicou.

Ainda conforme Dr. Júlio, a pandemia acabou atrasando as colheitas de dados e mudou os rumos da pesquisa, que passou a comparar o uso de drogas antes e durante a pandemia, no período entre 2019 e 2021. “Foi observado que existe uma correlação entre o isolamento das pessoas como fator que acabou desencadeando no uso de drogas. Isso foi relatado pelo trabalho e outros estudos têm sido observados com essa possibilidade também, de um aumento de uso de drogas durante a pandemia”, acrescentou. 

O médico ainda agradeceu a instituição pelo apoio recebido para o cumprimento desta etapa e espera que os estudos tragam alguma contribuição à sociedade, principalmente por se tratar de um problema de saúde pública como é a dependência química. “Fico muito grato pelo hospital ter me proporcionado estudar, pelas pessoas que colaboraram para que isso tivesse acontecido. É um problema para todo mundo, mas o nosso trabalho foi especificamente nas gestantes e esse trabalho veio mostrar o risco aumentado de prematuridade, de necessidade de UTI, de morte, além do problema social”.

O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza o Dr. Júlio César Veloso pela dissertação aprovada no mestrado, e espera que esta conquista seja exemplo para que outros profissionais sigam se aprimorando e qualificando a assistência de nossa instituição.