Conheça o FAVorecer, projeto do CSSJD que irá transformar o tratamento renal do SUS no Centro-Oeste de Minas

Publicado em: 01/08/2025 Por: Vítor Gabriel Rodrigues

CSSJD estrutura projeto que redefine o cuidado renal no SUS com foco em preservação, inovação e humanização

Referência em saúde de alta complexidade, o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) se prepara para lançar uma das iniciativas mais transformadoras da assistência pública na região do Centro-Oeste de Minas: o projeto FAVorecer.
 
O programa está em fase final de tramitação e é voltado exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua missão é redefinir o cuidado com pacientes renais crônicos, antecipando soluções, integrando especialidades e promovendo dignidade por meio da inovação.

Idealizado pelo Dr. Robert Amorim, chefe da Clínica de Angiologia e Cirurgia Vascular do Complexo, o FAVorecer representa um novo paradigma no tratamento do paciente renal crônico dialítico. Segundo ele, não se pode mais pensar apenas na confecção de novos acessos vasculares quando há uma falha. A proposta é justamente mudar essa lógica. "O conceito mais atual, e que tem ganhado cada vez mais evidência, é o de preservar o acesso já existente; salvar a fístula, antes de partir para a criação de um novo. Afinal, a fístula não é eterna, e o número de veias disponíveis é limitado. Precisamos prolongar ao máximo a vida útil do acesso, pois isso impacta diretamente na qualidade e no tempo de vida do paciente", explica o especialista.

Por meio da angioplastia com cateter balão, o projeto viabiliza essa mudança de abordagem, garantindo mais conforto, segurança e estabilidade ao processo dialítico, além de evitar intervenções mais invasivas, como o implante de cateter, que geralmente é desconfortável e traz riscos adicionais ao paciente.

Em estreita parceria com a equipe de Nefrologia, responsável pela triagem, acompanhamento e encaminhamento dos pacientes, o FAVorecer promove uma atuação assistencial coordenada. Isso assegura que a fístula arteriovenosa, acesso vital para a hemodiálise, seja confeccionada no tempo ideal para maturação, com toda a precisão e expertise da equipe de Cirurgia Vascular.

Impacto regional

Ainda neste ano, devido à carência desse serviço na rede pública da região, o CSSJD já havia conquistado outro importante avanço ao realizar a primeira angioplastia pela rede pública de saúde. A cirurgia foi um sucesso, o que incentivou a ampliação do acesso a procedimentos de alta complexidade, reafirmando a posição da instituição como referência em tratamentos avançados e essenciais para a população.

Para o Diretor Presidente do hospital, André Waller, o FAVorecer representa um marco na transformação da assistência pública à saúde no Centro-Oeste mineiro. “Estamos diante de um projeto que nasce do olhar atento às reais necessidades da nossa população. O FAVorecer antecipa o cuidado, reduz riscos, evita internações de urgência e promove um tratamento mais digno e humanizado para os pacientes renais do SUS. É a materialização do nosso compromisso com a excelência, com a inovação e, principalmente, com as pessoas. Essa iniciativa reforça o papel do CSSJD como agente de mudança, que pensa o futuro da saúde pública com responsabilidade e coragem para fazer diferente”, afirma.

O Complexo reafirma seu compromisso com a vida, com a equidade no acesso à saúde e com a entrega de um cuidado que alia técnica de ponta, visão estratégica e responsabilidade social. Mais que um projeto, o programa é um símbolo do protagonismo da fundação na construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente.