Complexo de Saúde São João de Deus se destaca pelo pioneirismo no acolhimento humanizado às mães que enfrentam a perda gestacional

Publicado em: 29/03/2025 Atualizado em: 29/03/2025 Por: Vítor Gabriel Rodrigues

CSSJD conta com quartos PPP para auxiliar no pré-parto, parto e pós-parto

O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) reafirma seu compromisso com o acolhimento humanizado ao oferecer suporte diferenciado às gestantes que enfrentam a dor da perda fetal e mães de filhos natimortos. Antes mesmo da proposição do Projeto de Lei da vereadora Kell Silva (PV), que busca garantir um atendimento mais digno em unidades de saúde para essas mulheres, o CSSJD já se consolidava como referência regional nessa assistência.

Conforme dados divulgados pelo Governo Federal, as taxas de mortalidade infantil e fetal por causas evitáveis reduziram significativamente nos últimos anos, alcançando o menor número em 27 anos, com 20,2 mil mortes, em 2023. Entretanto, mesmo com essa melhora, a atenção especializada à essas mulheres ainda é uma prática pouco comum em Minas Gerais. Ciente dessa realidade, o CSSJD oferece um atendimento diferenciado para minimizar impactos emocionais e garantir que cada paciente receba suporte adequado durante a internação.

Desde agosto de 2023, o hospital investe em infraestrutura para ampliar o atendimento humanizado, com a criação dos quartos PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto). Esses espaços foram projetados para proporcionar assistência completa às gestantes, garantindo privacidade e acompanhamento integral. Nos casos de óbito fetal, as pacientes são direcionadas a quartos específicos para garantir o conforto emocional necessário. Quando não há disponibilidade nos PPP’s, a paciente recebe atendimento em um quarto privativo, preservando sua privacidade e dignidade, recebendo total apoio.

Segundo João Francisco Avelar, Gerente Assistencial do CSSJD, a implementação dos quartos PPP fortaleceu o suporte oferecido às mulheres que enfrentam esse momento delicado. “O CSSJD modernizou sua estrutura para garantir um ambiente individualizado para nossas pacientes. Nos casos de óbito fetal, direcionamos a paciente a um quarto específico, assegurando privacidade e acolhimento. Além disso, contamos com uma equipe de psicologia que presta acompanhamento durante toda a internação”, explicou.

Para André Waller, Diretor Presidente do CSSJD, o compromisso com um atendimento humanizado é essencial para proporcionar suporte adequado às pacientes. “No CSSJD, acreditamos que cada paciente merece um atendimento digno, humanizado e acolhedor, minimizando intervenções invasivas e oferecendo um ambiente de cuidado e apoio. Sabemos que a perda gestacional representa um sofrimento imensurável para as famílias. Por isso, continuamos investindo na modernização de nossa estrutura, no aprimoramento das equipes e no acolhimento das mulheres em situações de grande vulnerabilidade. Nossa missão é garantir que, mesmo nos momentos mais difíceis, nossas pacientes se sintam amparadas e respeitadas, com todo o suporte necessário para enfrentar essa fase”, afirmou.

O Complexo de Saúde São João de Deus tem como valor cuidar da vida e zelar pelo bem comum, em busca de garantir que cada momento seja vivido com o máximo de cuidado e dignidade, reforçando o seu compromisso em levar uma experiência segura e humanizada ao cliente, com excelência nos processos e responsabilidade social.