Complexo de Saúde São João de Deus reforça compromisso com a excelência e segurança de pacientes nefropatas

Publicado em: 20/03/2025 Atualizado em: 20/03/2025 Por: Vítor Gabriel Rodrigues

O NSP contará com um Núcleo de Segurança do Paciente

Na última segunda-feira, 17 de março, a equipe de Nefrologia do Complexo de Saúde São João de Deus realizou uma reunião junto ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), com o objetivo de aprimorar os protocolos setoriais. A iniciativa partiu do médico nefrologista, Stênio Barbosa de Freitas, em conjunto à coordenadora assistencial do setor, Sara C. Willmann, e gerou frutos positivos. Como parte desse esforço, o NSP contará com um Núcleo de Segurança do Paciente "in loco", focado na análise de riscos e no desenvolvimento de estratégias para mitigar possíveis complicações em pacientes nefropatas.

Segundo Dr. Barbosa, as doenças nefrológicas exigem uma atenção específica para que possíveis problemas sejam prevenidos. ‘’A realização do Núcleo de Segurança do Paciente, voltado para a Nefrologia, é um passo muito grande para a segurança dos pacientes nefropatas porque eles têm uma especificidade das condições que diferem dos outros pacientes do hospital. Com isso, conseguimos monitorar e prevenir os eventos adversos’’, apontou o nefrologista. ‘’Então, ter o núcleo de segurança do paciente dedicado à Nefrologia nos permite ter um controle maior de riscos, uma personalização das estratégias de segurança e uma melhor qualidade no atendimento. Assim, conseguimos promover a implementação de protocolos eficazes, a capacitação contínua e o monitoramento mais rigoroso dos eventos adversos, garantindo o cuidado mais seguro para os pacientes renais’’, concluiu.

Através disso, será estruturada uma equipe de alta performance, visando a melhoria contínua e a segurança assistencial, viabilizando novas ideias ao Centro de Inovações da instituição. Fernanda Freitas, Gerente da Nefrologia, acentua que o compromisso com a segurança é um dos pilares essenciais para a excelência na assistência nefrológica. ‘’Diante da complexidade do cuidado, é fundamental o monitoramento contínuo dos processos, permitindo a avaliação sistemática do programa de segurança e a geração de dados específicos que reflitam a realidade do setor’’.

Dessa forma, o hospital, através do núcleo de segurança com uma extensão interna na nefrologia, pode ter um acompanhamento mais efetivo das práticas dentro do setor, assegurando que todos os protocolos institucionais sejam seguidos de maneira rigorosa. Isso não apenas fortalece a qualidade assistencial, mas também garante um ambiente mais seguro para pacientes e profissionais.

Para a coordenadora Sara C. Willmann, o novo NSP é um avanço em direção à sobre-eminência do atendimento nefrológico no complexo. ‘’Implementar o Núcleo de Segurança do Paciente específico na Nefrologia é uma grande conquista para nós, visto que nossos pacientes tem suas especificidades e podemos discutir sobre os tratamentos, protocolos, trazer melhorias para o setor, prevenir eventos adversos e garantir uma assistência mais segura e de alta qualidade, para todos os nossos clientes’’, pontuou Sara.

O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, apontou que priorizar a segurança dos pacientes é imprescindível em um atendimento de qualidade. ‘’Nosso compromisso com a excelência e com a segurança dos nossos pacientes é inabalável, e essa iniciativa reforça a importância de inovarmos continuamente. Trabalharemos com um time altamente qualificado e comprometido, sempre buscando as melhores práticas para proporcionar a melhor assistência possível. A segurança do paciente sempre foi uma prioridade para o Complexo São João de Deus, e com este novo método, nossa missão é proporcionar um cuidado ainda mais eficaz aos nefropatas’’, afirmou Waller.

A criação do novo Núcleo de Segurança do Paciente reafirma o valor de integridade e dignidade do Complexo de Saúde São João de Deus, colocando o paciente sempre como centro do cuidado, assim consolidando-se, cada vez mais, como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil em governança assistencial e experiência do cliente.