Complexo de Saúde São João de Deus realiza 36ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Publicado em: 26/12/2023 Por: Joao Pedro

O evento aconteceu entre os dias 18 e 22 de dezembro

Entre os dias 18 e 22 de dezembro, o Complexo de Saúde São de Deus realizou a 36ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes, que nesse ano também abordou assuntos relacionados ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. O tema “Segurança é mais que uma meta, segurança é vida”, norteou os debates feitos com o intuito de conscientizar sobre a responsabilidade do colaborador e instituição na promoção e garantia da segurança.

Abrindo a semana, no dia 18 de dezembro, a Psicóloga, Mariana Ribeirou conduziu uma reflexão sobre os desafios enfrentados no cotidiano, com o intuito de reconhecer o caminho trilhado e motivar a busca de novos desafios, nos levando a lugares que, por vezes, pensamos que não era possível chegar.

Na terça, a Assessora de Compliance, Ana Pedri, elucidou, a partir de um ponto de vista jurídico e ético, como se configuram os casos de assédio moral e sexual. Essa é uma discussão importante dentro do meio corporativo e, justamente por isso, foi incluída na programação de 2023. Ao final, foram divulgados canais e meios para acesso ao código de ética do CSSJD, além de ferramentas de denúncia anônima, sem qualquer exposição do colaborador.

Fechando a programação, Sargento Elvis, da Polícia Rodoviária Militar de Minas Gerais, deu dicas sobre direção defensiva, com o intuito de diminuir os acidentes de percurso, que também se enquadram em acidente de trabalho. A atenção à sinalização, limite de velocidade e prudência na condução do veículo, é o que vai garantir um trajeto com segurança. Foi destacado a necessidade da atenção total na condução do veículo e os riscos das distrações, como o celular.

Para o Diretor Presidente, André Waller, os ambientes de saúde são alguns dos locais que mais ocorrem acidentes de trabalho, destacou também que, os profissionais que mais se acidentam dentro das instituições, são os técnicos de enfermagem. ‘’É de extrema importância conscientizar todos os colaboradores sobre a prevenção e uso correto de equipamentos de prevenção”, disse.

Além das palestras, neste ano a SIPAT ainda contou com jogos interativos como o Bringo, uma mistura de brinde com bingo e desafios da Segurança. Para a Engenheira de Segurança do Trabalho, Hula da Silva Rocha, a SIPAT é uma importante ferramenta para construir um ambiente mais seguro. ”A Semana Interna de Prevenção de Acidentes é importante para motivar o colaborador no comportamento seguro, na prevenção de acidentes, é uma semana de orientação. Neste ano, nós procuramos fazer atividades mais dinâmicas, com jogos e perguntas, promovendo diversão e aprendizado ao colaborador, além de revisar as normas de saúde, prevenções e precauções”, comentou.

Agradecemos a todos os convidados e colaboradores que participaram das atividades e reforçamos que a promoção da segurança é uma preocupação diária de todos os diretores, gestores e coordenadores do Complexo de Saúde São João de Deus e a SIPAT é uma das ferramentas mais eficazes na busca desse objetivo.