Complexo de Saúde São João de Deus promove festa típica para pacientes em tratamento de hemodiálise

Publicado em: 23/08/2018 Atualizado em: 24/08/2018 Por: Cicera Galvao

O evento auxilia na mudança de rotina do paciente que fica grande parte do tempo em tratamento
A Unidade de Nefrologia do Complexo de Saúde São João de Deus - CSJD realizou ontem e hoje mais uma edição da "Nefronina". A festividade vem consolidar a unidade de saúde como uma instituição que se preocupa com o bem estar e entretenimento de seus pacientes, principalmente àqueles que são acolhidos no setor de hemodiálise. O evento ainda auxiliou na mudança de rotina do paciente que fica grande parte do tempo em tratamento. Atualmente, cerca de 250 pacientes passam são atendidos na unidade, 4 horas por dia, 3 dias por semana.
 
O projeto é organizado todos os anos geralmente nos meses de junho e julho pelos membros do projeto “NefroMais”, criado em 2012. O grupo é composto por uma equipe multiprofissional com Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista, Auxiliar Administrativo e Enfermeiros, que também fazem parte da Unidade de Nefrologia. "Além da "Nefronina", o projeto desenvolve outras atividades para comemorar datas importantes no ano, como por exemplo: dia das mães, carnaval e natal, além de oferecer suporte nas referidas especialidades para os pacientes em tratamento de hemodiálise. Assim como em outros anos, destacamos também a realização do tradicional "Casamento na Roça", uma pequena apresentação teatral idealizada e apresentada pelos nossos profissionais da Nefrologia, o grupo “A arte de viver”", ressalta a Assistente Social da Nefrologia, Melyna de Cássia.
 
 
Dieta balanceada
 
A "Nefronina" contou com música ao vivo e foram servidas diversas comidas típicas de festa junina, todas adaptadas para os pacientes pela Nutricionista da Unidade de Nefrologia, Fernanda Chula. "Tivemos canjica, pipoca de sal e de doce e outros alimentos típicos adaptados para os nossos pacientes renais", destaca a Nutricionista. 
 
Para atender ao maior número possível de pacientes, o evento foi realizado entre a troca de turnos dos pacientes nesta quinta e sexta-feira, de 09 às 12 horas. 
 
Para mais informações sobre o projeto, favor entrar em contato com a Assessoria de Comunicação pelo telefone (37) 3229 7409.