Complexo de Saúde São João de Deus promove curso de conscientização sobre a diversidade para seus colaboradores

Publicado em: 08/05/2025 Por: Vítor Gabriel Rodrigues

Auditório Padre Casimiro durante a apresentação.

A ação, ministrada pela Psicóloga Clínica e Vice-presidenta do Movimento Negro de Divinópolis, Dra. Cláudia Graciano, membro do corpo clínico do hospital há 23 anos, teve como foco mostrar os impactos positivos de promover a equidade no cuidado.

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da diversidade, foi realizado, nos dias 22 e 23 de abril, um treinamento convocatório para os colaboradores do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), no Auditório Padre Casimiro, para tratar o tema "Hospital como espaço de inclusão - construindo uma cultura de respeito". A palestra aconteceu nos horários de 14h e 20h e foi destinada a todos os profissionais e membros do Corpo Clínico da instituição.

A ação, ministrada pela Psicóloga Clínica e Vice-presidenta do Movimento Negro de Divinópolis, Dra. Cláudia Graciano, membro do corpo clínico do hospital há 23 anos, teve como foco mostrar os impactos positivos de promover a equidade no cuidado.

Durante a apresentação, a psicóloga acentuou que a saúde é um direito fundamental de todos e discutir diversidade significa, também, combater barreiras que limitam o acesso de grupos marginalizados aos serviços, fortalecendo as bases para um sistema mais humanizado onde todos são tratados com respeito e dignidade.

Segundo dados apresentados durante o curso, equipes diversas são 40% mais inovadoras e até 25% mais eficientes na execução de suas tarefas. Para Cláudia, a iniciativa contribui significativamente para a construção de um ambiente mais inclusivo. ‘’O CSSJD ao trazer para os seus colaboradores a discussão sobre a valorização da diversidade no ambiente hospitalar, criando um ambiente mais inclusivo, respeitoso e equitativo, onde todas as pessoas, independente de raça, gênero, orientação sexual, deficiência, idade, religião ou origem social, sinta-se acolhido e respeitado’’, afirmou.

André Waller, Diretor Presidente do  Complexo de Saúde São João de Deus, afirmou que iniciativas como essa são essenciais para fortalecer a missão da instituição. “Quando promovemos o diálogo sobre diversidade, estamos reafirmando nosso compromisso com uma saúde mais justa e acessível. O hospital precisa ser um ambiente onde cada pessoa, independentemente de sua origem, identidade ou condição, se sinta acolhida e respeitada. A construção dessa cultura começa com a conscientização de todos nós”, destacou.

O comprometimento do CSSJD em ter um espaço inclusivo reforça sua responsabilidade social e reafirma sua visão de consolidar-se como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil em governança assistencial.