Complexo de Saúde São João de Deus promove a 1° Jornada de Hipertensão Arterial

Publicado em: 07/05/2019 Atualizado em: 08/05/2019 Por: Isadora Santana

As atividades visam alertar a população sobre os cuidados necessários para se prevenir ou impedir complicações da hipertensão arterial

Com o intuito de levar informação à comunidade e formação científica aos médicos, aos profissionais de saúde e acadêmicos de Medicina da região Centro-Oeste de Minas, o Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD promove a 1° Jornada de Hipertensão Arterial. A iniciativa é do setor de Cardiologia do CSSJD que preparou para os dias 16 e 17 de maio de 2019, diversas atividades em apoio à campanha do “Dia Mundial de Combate a Hipertensão”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão - SBH, 15 milhões de brasileiros não sabem que são hipertensos e dentre os 50,8% dos pacientes que sabem, menos da metade estão em tratamento, por isso a importância de se realizar ações educativas como esta. “Esse é um projeto da Residência de Cardiologia do CSSJD em parceria com a Unidade de Nefrologia e com o Complexo de Saúde em prol da sociedade, que visa conscientizar a população de forma simples e objetiva sobre o que é a hipertensão, suas complicações e os benefícios do seu tratamento”, explica Dr. Raldner Borges e Reges, Cardiologista do Complexo de Saúde e um dos organizadores da 1° Jornada.

Ainda segundo a SBH, a Hipertensão é muito comum, acometendo uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinja em torno de, no mínimo, 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado.

Assim, o Complexo de Saúde vem cumprir mais uma vez com a sua missão ao ser excelente no cuidado, na medicina e na produção do conhecimento, ao promover atividades tão importantes como estas, que visam alertar a população sobre os cuidados necessários para se prevenir ou impedir complicações da hipertensão arterial.

 

PROGRAMAÇÃO – Eventos gratuitos

PALESTRAS

Data: 16/05 (quinta-feira)

Local: Auditório do Complexo de Saúde São João de Deus

Horário: De 18h40 às 21h30min.

Obs: É necessário realizar a confirmação de presença para as palestras. Mais informações no Centro de Estudos pelo telefone (37) 3229-7705

Público alvo: Evento científico restrito ao Corpo Clínico e Acadêmicos de Medicina

  • 18h40min. – Abertura da 1° Jornada de Hipertensão Arterial do Complexo de Saúde São João de Deus.
  • 19 horas – “Atualização nos mecanismos de Hipertensão arterial” - Dr. Eduardo Gomes Mattar, Nefrologista e Diretor Técnico do CSSJD.
  • 19h30min. – “VII Diretriz Brasileira de Hipertensão” – Dr. Raldner Borges e Reges, Cardiologista do CSSJD
  • 20 horas – Coffee break.
  • 20h30min. – “Atualizações no tratamento da Hipertensão Arterial” – Dr. Yoshimi José Ávila Watanabe, Nefrologista do CSSJD.
  • 21 horas – “Hipertensão Arterial Secundária” – Dr. Nelson Borges Neto, Cardiologista do CSSJD
  • 21h30min. – Encerramento

 

AÇÃO SOCIAL

Data: 17/05 (sexta-feira)

Local: estacionamento do CSSJD

Horário: de 8 às 16 horas

Público Alvo: aberto à população

Haverá uma ação Social no pátio do estacionamento do CSSJD com a presença de representantes das Ligas Acadêmicas da UFSJ (PRONEFRO – Liga de Nefrologia e LACORDIS – Liga de Cardiologia) e da UIT (LANEFRO – Liga de Nefrologia), do setor de Nefrologia e Cardiologia do Complexo de Saúde. Na ocasião haverá panfletagem, aferição de pressão arterial e a oportunidade de conversar com profissionais da área, além de tirar as dúvidas sobre a enfermidade.